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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESCARBONIZAÇÃO MARÍTIMA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO À MARINHA DO BRASIL Autor: ROBERTA VALENTIM MARTINS DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - ORIENTADOR
RENAN SILVA SANTOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68464
Catalogação: 24/10/2024 Liberação: 31/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68464&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68464&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68464
Resumo:
Título: DESCARBONIZAÇÃO MARÍTIMA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO À MARINHA DO BRASIL Autor: ROBERTA VALENTIM MARTINS DOS SANTOS
RENAN SILVA SANTOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68464
Catalogação: 24/10/2024 Liberação: 31/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68464&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68464&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68464
Resumo:
Estudos demonstram um aumento de 9,3 por cento nas emissões marítimas de CO2
entre 2012 e 2018. Nos últimos anos, muitas estratégias vêm sendo utilizadas para
melhorar a eficiência dos navios e reduzir a emissão de carbono. Nesse contexto,
este estudo tem como objetivo identificar a solução mais adequada entre as
tecnologias de descarbonização marítima disponíveis para aplicação em um navio
de guerra da Marinha do Brasil. Como metodologia, é realizada uma revisão
terciária da literatura e um estudo de caso, com aplicação de um método misto de
análise multicritério para rankeamento e seleção de tecnologias, baseado na opinião
de especialistas da Marinha do Brasil. O estudo de caso está baseado em três
proposições de pesquisa: (i) é possível que a Marinha do Brasil implemente
tecnologias voltadas para descarbonização em um Navio de Guerra; (ii) os
resultados dos estudos são generalizáveis para outros Navios de Guerra com
tamanhos e tipos de viagens similares; (iii) a Marinha do Brasil é capaz de se alinhar
à teoria da ambidestria organizacional, ao implementar tecnologias novas voltadas
para a descarbonização de navios. Os resultados demonstram que a utilização de
motor de combustão interna com aplicação de biocombustíveis do tipo drop-in
ainda é a escolha mais apropriada para o navio de guerra selecionado. O estudo
oferece uma contribuição prática e teórica para descarbonização marítima, ao
apresentar o estado da arte das tecnologias e combustíveis alternativos disponíveis,
bem como sua aplicabilidade no setor naval.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |