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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A ESCOLA DE FORMAÇÃO CRÍTICA MAJORIE MARCHI E A TRANSFORMAÇÃO DE UMA GRAMÁTICA DE ACESSO A DIREITOS Autor: LETICIA DA SILVEIRA LOBO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY - ORIENTADOR
FERNANDO DA SILVA CARDOSO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68338
Catalogação: 08/10/2024 Liberação: 08/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68338&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68338&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68338
Resumo:
Título: A ESCOLA DE FORMAÇÃO CRÍTICA MAJORIE MARCHI E A TRANSFORMAÇÃO DE UMA GRAMÁTICA DE ACESSO A DIREITOS Autor: LETICIA DA SILVEIRA LOBO
FERNANDO DA SILVA CARDOSO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68338
Catalogação: 08/10/2024 Liberação: 08/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68338&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68338&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68338
Resumo:
Essa dissertação versa sobre a atuação no estado do Rio de Janeiro da Escola
de Formação Crítica Majorie Machi (EFCMM), projeto criado pelo Grupo Conexão
G de Cidadania LGBT para Moradores de Favelas e a construção de uma nova
gramática de acesso a direitos a partir dessa Escola. A EFCMM foi pensada para
capacitar mulheres trans e travestis periféricas, sobretudo negras, acerca de pautas
como o enfrentamento ao racismo e a promoção da cidadania LGBTTQIAP+. O
objetivo deste trabalho foi refletir sobre como a metodologia desenvolvida pela
Escola rompe com o epistemicídio jurídico e cria uma nova gramática de acesso a
direitos, enquanto disputa narrativas hegemônicas. Com base na ética pajubariana e
na inspiração cartográfica, foi utilizado o método de Investigação Ação Participante,
com a realização de entrevistas, e a análise de narrativa para interpretação dos dados
levantados. Essa pesquisa desafiou a formalidade acadêmica e jurídica ao propor uma
escrita que misturasse bases teóricas junto a relatos pessoais do diário de campo,
utilizando canais pouco convencionais de enunciação da fala, como a música e a
fotografia. Por meio da experiência com duas turmas da Escola de Formação Crítica
Majorie Machi, no Complexo do Alemão e em Duque de Caxias, e do conhecimento
e aproximação com as sujeitas de pesquisa, as onze alunas da turma de Duque de
Caxias e as educadoras populares, essa pesquisa foi traçada. A lente teórica eleita foi
a perspectiva decolonial, tendo privilegiado autoras trans e travestis brasileiras, ao
lado das sujeitas de pesquisa situadas como protagonistas epistêmicas. Já no campo
jurídico, o direito se situa como ferramenta do Contrato Racial, ressaltando a
exclusão das sujeitas de pesquisa do seu âmbito de proteção. Ao final, foi
demonstrado o potencial transformador e emancipatório que representa a atuação
política da EFCMM por meio das experiências concretas das sujeitas que atravessam
esse trabalho.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |