XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HIGHER EDUCATION INTERFACES FROM THE PERSPECTIVE OF THE VISUALLY IMPAIRED PERSON: REFLECTIONS ON DIGITAL AND ATTITUDINAL ACCESSIBILITY Autor: JULIANA GUETHS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLÁUDIA MONT’ALVÃO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68217
Catalogação: 26/09/2024 Liberação: 26/09/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68217
Resumo:
Título: HIGHER EDUCATION INTERFACES FROM THE PERSPECTIVE OF THE VISUALLY IMPAIRED PERSON: REFLECTIONS ON DIGITAL AND ATTITUDINAL ACCESSIBILITY Autor: JULIANA GUETHS GOMES
Nº do Conteudo: 68217
Catalogação: 26/09/2024 Liberação: 26/09/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68217
Resumo:
The online learning modality has become the only way to carry out
academic activities in universities, public and private, during the COVID-19
pandemic. In this modality, the student interacts with the Institution through digital
means to develop all their academic activities. The success of this interaction
depends on having adequate internet resources and electronic devices. For a
visually impaired student, in addition to these instruments, he/she must have access
to the Institution s virtual interfaces and the teaching materials available there. The
main objective of this work was to understand if students with visual impairment
are being adequately attended in higher education in Brazil. In this qualitative study,
eight students from different regions of Brazil, located by the Snowball method,
were interviewed to hear their perceptions, challenges and experiences arising from
online teaching. The semi-structured interviews were carried out individually and
remotely. Using Bardin s method of qualitative analysis, the thematic categories
involved topics related to the accessibility of the interfaces of virtual platforms and
the teaching materials available on these platforms, the preferential use of assistive
technologies and attitudinal barriers experienced in the academic environment. The
impediments to the effective fulfillment of the academic activities mentioned by the
interviewees resulted in performance losses in the respective courses, not due to
lack of capacity, but due to lack of accessibility. It is expected that this work will
contribute to promoting diversity and enabling solutions for accessibility in the
educational field and for the development of strategies to design interfaces and
classrooms accessible to students with visual impairments.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |