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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTAMOS FADADOS A SER EMOCIONADOS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS EMOÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE Autor: ATOS EDWIN PEREIRA DA SILVA LUCAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ORIENTADOR
INES KAYON DE MILLER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68127
Catalogação: 19/09/2024 Liberação: 19/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68127&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68127&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68127
Resumo:
Título: ESTAMOS FADADOS A SER EMOCIONADOS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS EMOÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE Autor: ATOS EDWIN PEREIRA DA SILVA LUCAS
INES KAYON DE MILLER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68127
Catalogação: 19/09/2024 Liberação: 19/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68127&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68127&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68127
Resumo:
Instigado a refletir sobre o papel das emoções na formação docente, nesta
pesquisa, investigo como três professores no início de suas caminhadas
profissionais, integrantes do mesmo grupo de reflexão que eu, os Letrados
Emocionados, reconstroem discursivamente e entendem as emoções que
perpassaram suas formações e atravessam sua prática docente. Por termos nos
formado juntos na licenciatura e, portanto, acompanhado uns aos outros durante
este processo, também analiso meus próprios afetos, a partir das vivências conjuntas
do grupo de reflexão. Para isso, lanço mão de um posicionamento diverso,
recorrendo aos conceitos teóricos da Linguística Aplicada Contemporânea em sua
vertente indisciplinar (Moita Lopes, 2006; 2013; Miller, 2013), com apoio nos
estudos das emoções (Zembylas, 2003; 2015; Le Breton, 2009; Rezende e Coelho,
2010; Palmer, 2012) e no sistema de avaliatividade, com enfoque no Subsistema
Atitude e no domínio do Afeto (Martin e White, 2005; Nobrega, 2009; Nobrega,
Griffo, Alves, 2022; Vian Jr., 2009). Também assumo um caráter exploratório,
utilizando o viés reflexivo-teórico da Prática Exploratória como norteador da
investigação (Miller et al., 2008; Allwright, Hanks, 2009) e a alinho ao paradigma
da pesquisa do praticante (Allwright; Hanks, 2009), com entendimentos construídos
colaborativamente sobre nossos afetos. Os dados analisados na pesquisa foram
construídos a partir de conversas exploratórias (Miller, 2001; Maciel, 2021)
realizadas com os participantes-colaboradores, gravadas e transcritas levando em
consideração as convenções de transcrição de dados que tem por base os estudos de
Análise da Conversação (Sacks, Schegloff, Jefferson, 1974), com a incorporação
de símbolos propostos por Schifrin (1987) e Tannen (1989). Os resultados denotam
o predomínio do Afeto de insegurança em relação à escolha pela licenciatura e ao
início do curso, motivado principalmente pelas opiniões de senso comum lançadas
sobre quem escolhe a carreira docente, mas também do Afeto de satisfação quando
tratamos diretamente do espaço que tiveram para refletir sobre suas emoções ao
longo da graduação e como perpetuam isto em suas práticas docentes. Os dados
também levam ao entendimento da relevância da Prática Exploratória na formação
de professores e como ela nos possibilitou enxergar e acolher nossas emoções, de
forma a utilizá-las como força propulsora no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |