$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: MAPEAMENTO DOS RISCOS INERENTES À ENERGIA EÓLICA OFFSHORE NO CONTEXTO BRASILEIRO
Autor: LETICIA VIDAL OZORIO
Instituição:  -
Colaborador(es):  FERNANDA ARAUJO BAIAO AMORIM - ORIENTADOR
PAULA MEDINA MACAIRA LOURO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 67791
Catalogação:  30/08/2024 Liberação: 30/08/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  APRESENTAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67791&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67791&idi=2

Resumo:
A crescente demanda global por energia e a urgência na descarbonização econômica destacam a necessidade crucial da transição energética, iniciada com o Protocolo de Kyoto em 1997 (Azevedo, 2022). Essa mudança impulsiona investimentos em tecnologias renováveis, como solar, eólica e hidráulica, essenciais para mitigar impactos ambientais globais, apesar de ainda causarem impactos locais (Lucena, 2019). Em particular, a indústria eólica offshore se revela uma alternativa promissora para a transição energética, oferecendo facilidade de instalação em lugares remotos, e disponibilidade global (Díaz e Soares, 2020; Lucena, 2019). Contudo, sua complexidade é influenciada por fatores políticos, evolução tecnológica e dinâmicas de mercado (Xu et al., 2021). Esse contexto apresenta diversos desafios ao longo das distintas etapas do ciclo de vida e das cadeias produtivas desta indústria, dentre eles destacam-se as incertezas quanto aos potenciais impactos nas perspectivas econômica, ambiental e social. Diante das incertezas e desafios, a gestão de riscos inerentes às etapas do ciclo de vida da produção de energia eólica torna-se crucial para garantir a eficiência das operações nesta cadeia de suprimentos. A partir da identificação de lacunas no mapeamento de riscos no contexto brasileiro, este projeto de dissertação busca criar um artefato orientador para decisões governamentais e privadas com base nos riscos mapeados ao longo do ciclo de vida do projeto de produção de energia eólica offshore e de suas cadeias produtivas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui