$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: A REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NAS FOTOGRAFIAS PUBLICITÁRIAS QUE COMPÕEM A PAISAGEM DO CENTRO COMERCIAL URBANO DO BAIRRO DE IPANEMA/RJ
Autor: PAULA JURGIELEWICZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - ORIENTADOR
PEDRO CAETANO EBOLI NOGUEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 67751
Catalogação:  27/08/2024 Liberação: 29/08/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67751&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67751&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67751

Resumo:
A proposta desta dissertação é investigar as representações das mulheres em um conjunto de peças gráficas publicitárias, contemporâneas a esta dissertação e provenientes da paisagem urbana do centro comercial de rua do Bairro de Ipanema/RJ. Busca-se analisar as imagens do merchandising que contém o corpo feminino representado em seu gráfico, a maneira que são dispostas na paisagem urbana e como se apresentam no espaço comercial para a sociedade com quem se relacionam. Além de demonstrar, quando identificados, os padrões e as repetições formais e conceituais contidos nas fotografias publicitárias femininas dessas peças gráficas do estudo de caso. Sendo assim, esta pesquisa, de maneira geral, disserta sobre a estetização da linguagem visual na sociedade da cultura do consumo. Os referenciais teóricos que estruturaram as reflexões apresentadas advêm dos campos do saber da Arquitetura, do Urbanismo, do Design Gráfico, da Filosofia e da Antropologia. Pensamentos e epistemologias femininas têm um lugar relevante nos desdobramentos teóricos deste escrito. Como resultado principal, é possível notar que as imagens que serviram como objeto de estudo desta investigação partilham discursos e experiências estéticas múltiplas. Operam como espelho da sociedade (da cultura, da moda vigente — entendendo moda aqui para além do mundo fashion), ajudando a mantê-la regulada e padronizada. Ou seja, as distribuições de visibilidades e invisibilidades são antecipadas no seio das evidências visíveis.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui