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Título: TERCEIRIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO VERTICAL: UMA ANÁLISE DO CUSTO BENEFÍCIO NO TRANSPORTE DA MARINHA DO BRASIL
Autor: DANIEL OLIVEIRA FERNANDES CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - ORIENTADOR
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 67736
Catalogação:  26/08/2024 Liberação: 29/08/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67736&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67736&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67736

Resumo:
A atividade logística de transporte, cuja finalidade principal é distribuir o material de forma rápida e eficiente, é um elo fundamental na cadeia de suprimentos. No caso da Marinha do Brasil, que transporta anualmente, em média, cerca de 89 milhões de reais em itens, entre os quais fardamento, gêneros, sobressalentes, insumos e equipamentos hospitalares, totalizando aproximadamente 3.500 toneladas, essa finalidade cresce de importância ao analisarmos os altos valores e complexidade envolvidos nas operações. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar qual o sistema de transportes ideal para o Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha do Brasil (CDAM): a atual, através da terceirização dos serviços, ou a proposta, através da integração vertical, adotando uma frota própria de viaturas com execução dos transportes. Para esta análise, foram feitas uma revisão de escopo da literatura, entrevistas com especialistas, estudo de características e custos através da Teoria do Custo Total de Propriedade (TCO), dimensionamento da frota e análise multicritério por meio do Analytical Hierarchy Process (AHP). Conclui-se que o sistema ideal é o da implementação da integração vertical, com adoção de uma frota própria, necessitando de uma mudança estratégica, gerencial e operacional dos transportes na Marinha. Esta pesquisa propõe, ainda, a criação de uma ferramenta tecnológica de análise automática de custos logísticos com informação no campo estratégico, de qual modalidade deve ser executada na atividade de transportes, a terceirização ou a integração vertical através da adoção da frota própria, de acordo com os parâmetros estudados.

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