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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO DE CRITICIDADE DE ATIVOS OFFSHORE: UMA METODOLOGIA MULTIDISCIPLINAR Autor: BRUNA CRISTINA SIQUEIRA KAISER
Instituição: -
Colaborador(es):
RODRIGO CAIADO DE LAMARE - ORIENTADOR
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67703
Catalogação: 23/08/2024 Liberação: 23/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: APRESENTAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67703@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.SeminarPPGEP.67703
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO DE CRITICIDADE DE ATIVOS OFFSHORE: UMA METODOLOGIA MULTIDISCIPLINAR Autor: BRUNA CRISTINA SIQUEIRA KAISER
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67703
Catalogação: 23/08/2024 Liberação: 23/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: APRESENTAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67703@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.SeminarPPGEP.67703
Resumo:
Falhas pontuais ou sistêmicas em plataformas Offshore representam a um só tempo, riscos ambientais, sociais e econômicos, em virtude das proporções dos danos que delas podem ocorrer. Portanto, nesse contexto, faz-se necessário a adoção de boas práticas de gestão da manutenção, possibilitando, assim, que a operação ocorra do modo mais confiável possível. Destaca-se, ainda, que dentro das condições operativas de uma plataforma Offshore, há inúmeros fatores que incidem sobre os diversos sistemas que a compõem, além de ser um setor extremamente regulado. Considerando, pois, todos os sistemas, destacam-se: tubulações, válvulas e flanges (TVF) e equipamentos, uma vez que se classificam como ativos-chave dentro das operações, desempenhando papéis cruciais dentro da dinâmica operacional. Deste modo, mostra-se imperativa a necessidade de uma metodologia sistemática que forneça uma classificação estruturada desses sistemas, de modo a direcionar a atuação do gestor quanto à priorização ou não dos mesmos, com base nas classificações de seus respectivos componentes. Portanto, na presente pesquisa buscar-se-á estruturar a metodologia supracitada, utilizando a integração conjunta de outras metodologias, a fim de que em conjunto, seja possível minimizar as limitações destas se utilizadas em separado. Para esse fim, inicialmente uma revisão de escopo será conduzida, tendo em vista que se constitui como uma metodologia hábil para abordar tópicos mais amplos de estudo (Arksey & O’Malley, 2005) e para determinar a cobertura da produção acadêmica disponível sobre um determinado tópico, fornecendo assim, uma visão geral do tema e de suas lacunas. Posteriormente, considerando que o método proposto pretende analisar os fatores que permeiam a operação, as imposições legais (advindas de normas do setor) e as particularidades institucionais, um método de coleta de dados será formulado, a saber: entrevistas com grupos focais (especialistas da área de manutenção Offshore). De posse dessas informações, a ferramenta FMEA (Análise de Modos de Falhas e Efeitos) será utilizada em conjunto com modelos de apoio multicritério a decisão, do inglês Multiple-criteria decision analysis (MCDM) associados à lógica fuzzy, a fim de lidar com a subjetividade inerente ao julgamento dos especialistas na aplicação do MCDM, ainda nessa aplicação, o método denominado análise hierárquica de processos (AHP) será utilizado para o cálculo dos pesos das opiniões dos mesmos. Por fim, a metodologia será validada com a condução de um estudo empírico em múltiplas plataformas. Em suma, destaca-se que a metodologia proposta pretende trazer contribuições teóricas, preenchimento de lacunas e proposição/aplicação de metodologias integradas, e práticas, uma vez que endereça aos gestores, responsáveis por formularem os planos de manutenção, elementos objetivos para uma melhor tomada de decisão.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |