INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A INFLUÊNCIA DE COORTES NA FORMAÇÃO DA PREFERÊNCIA POR PRODUTOS CULTURAIS: UM ESTUDO APLICADO AOS ÍDOLOS DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIO RUBENS DE OLIVEIRA CARNEIRO

Colaborador(es):  PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Número do Conteúdo: 6759
Catalogação:  05/08/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6759@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6759@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6759

Resumo:
Estudos a respeito dos efeitos de coortes sobre preferências por diversos produtos culturais levantaram evidências da existência de um período de maior sensibilidade na vida dos consumidores, no qual desenvolvem-se gostos levados por toda a vida. Estas conclusões oferecem a alternativa da segmentação por coortes, fornecem mais informações sobre comportamento dos consumidores, auxiliam na previsão de demandas e direcionam ações de marketing. No contexto brasileiro, nenhum produto cultural tem a abrangência, presença e relevância que os ídolos teledramatúrgicos têm sobre a população em geral. Num país com diferenças sócio-econômicas abissais entre classes, o veículo de distribuição cultural mais forte e democrático, por estar presente em todos os extratos sociais, é a televisão, que por sua vez tem como seu principal produto as novelas. Nada é mais popular na tv brasileira do que a teledramaturgia. O papel que esta desempenha através de seus artistas na vida social dos consumidores brasileiros é inegável, por invadirem consensualmente milhares de lares diariamente, os ídolos teledramatúrgicos possuem enorme apelo sobre seu público. Fato comprovado pelo grande número de endosso publicitário que realizam. Desta forma, esta pesquisa apresenta uma investigação empírica, onde homens e mulheres expressam suas preferências por ídolos masculinos e femininos da teledramaturgia brasileira, a fim de verificar se efeitos de coortes afetam tais preferências. Com isso, não só contribui-se para ampliar o escopo dos trabalhos já realizados nesta área, como também, através das conclusões apresentadas corroborando a teoria, pode-se fornecer subsídios aos profissionais de marketing para aumentar a eficácia de seus estímulos publicitários.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui