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Coleção Digital
Título: PERFORMANCES AFRO-ATLÂNTICAS: INSCRIÇÕES DA DINÂMICA NEGRA COMO CONTRACULTURA PARA ALÉM DA MODERNIDADE Autor: RENATA CARMO ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67458
Catalogação: 01/08/2024 Liberação: 05/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67458@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67458@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67458
Resumo:
Título: PERFORMANCES AFRO-ATLÂNTICAS: INSCRIÇÕES DA DINÂMICA NEGRA COMO CONTRACULTURA PARA ALÉM DA MODERNIDADE Autor: RENATA CARMO ALVES
Nº do Conteudo: 67458
Catalogação: 01/08/2024 Liberação: 05/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67458@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67458@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67458
Resumo:
Trata-se de uma reflexão acerca da agencia das performances afro-atlânticas
na perspectiva de uma descolonialidade epistêmica. A performance afro-atlântica é
um conceito que deve ser compreendido como a maneira pela qual as marcas do
oceano Atlântico e seus atravessamentos simbólicos se revelam na cultura, e aqui
em específico no teatro negro brasileiro contemporâneo, através da relação com
marcadores da colonialidade. O Atlântico é compreendido como espaço
fundamental de reflexão para a História da humanidade, através do qual se
formulam processos culturais resultantes das imposições relacionadas com a
ampliação do mundo (tal como era concebido até então pelo Ocidente), bem como
a partir de uma necessidade contínua de reformulações para a memória do trauma
colonial. As performances são tomadas então como gestos artísticos que criam
fissuras na colonialidade como visão de mundo e são forjados a partir de relações
estéticas e conceituais marcadas por rotas atlânticas inacabadas. O estudo vai
observar os espetáculos teatrais Traga-me a cabeça de Lima Barreto, Vaga carne e
Oboró – masculinidades negras considerando os marcadores coloniais de tempo,
espaço e palavra, numa perspectiva de que são projetos de anticolonialidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |