$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE A DEGRADAÇÃO DE POLÍMERO REDUTOR DE ATRITO EM ESCOAMENTOS TURBULENTOS EM DUTOS
Autor: RAFAELA YVONNE ROGERIO DE MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - ORIENTADOR
IGOR BRAGA DE PAULA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 67244
Catalogação:  09/07/2024 Liberação: 09/07/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67244&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67244&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67244

Resumo:
O escoamento de líquidos em dutos é crucial para a indústria, agricultura, abastecimento de água e saneamento. Em dutos longos, a perda por atrito com a parede é a principal causa da queda de pressão e do aumento do consumo de energia. A adição de polímeros de cadeia longa para reduzir o atrito em escoamentos monofásicos é conhecida desde 1948 pelo trabalho de Tom [1]. A redução do atrito por adição de polímeros em escoamentos bifásicos é, contudo, menos explorada na literatura. Este trabalho visa contribuir para o entendimento dos efeitos da injeção de polímeros redutores de atrito em escoamentos bifásicos gás-líquido. Faz parte de um estudo mais amplo que acopla informações sobre a redução de atrito na fase líquida a uma metodologia para prever a redução de atrito em escoamentos bifásicos gás-líquido. O trabalho realizado teve como foco a avaliação do desempenho de um polímero redutor de atrito usado pela indústria de óleo e gás, o poli-isobuteno. O estudo avaliou o potencial de redução de atrito na fase líquida do polímero e sua degradação por cisalhamento contínuo e turbulência. Os testes foram realizados em uma bancada de testes existente no laboratório. A configuração inovadora dessa bancada consiste em um tubo circular girante, que fornece resultados equivalentes aos de bancadas convencionais, utilizando quantidades menores de produtos e sem a necessidade de bombas para manter o fluido em movimento, minimizando a degradação do polímero. Os resultados de qualificação mostraram o bom desempenho da bancada projetada. Os testes com o polímero com concentrações de 100, 200 e 300 ppm apresentaram reduções de atrito iniciais da ordem de 20%, 65% decaindo e 80%. Estes resultados apontam para a viabilidade do uso do produto em escoamentos bifásicos. No entanto, estudos adicionais de longa duração são recomendados para a avaliação da degradação do produto.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui