$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DISCURSOS ANTIABORTO NO BRASIL: MADONIDADE, UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE DISCURSOS NA CONSTRUÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PERPETUAÇÃO DE MITOS DA MATERNIDADE ENTRE 2018 E 2022
Autor: ISIS REIS AMENDOLA DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67172
Catalogação:  01/07/2024 Liberação: 01/07/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67172&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67172&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67172

Resumo:
Por meio do sistema mítico proposto por Roland Barthes em Mitologias, buscamos realizar uma análise de discursos antiaborto publicados no portal Gazeta do Povo entre 2018 e 2022. Através dessa análise, ambicionamos pôr em prática a leitura de determinados mitos da maternidade no Brasil que, não apenas são (re)produzidos nos discursos antiaborto, mas também os naturalizam, legitimam e eternizam. O recorte temporal é vital para contextualizarmos o tema tratado dentro de um cenário mais amplo de conservadorismo e neoliberalismo, tanto em sua presença política, quanto no seu alcance na sociedade como um todo. Além disso, como objetivo secundário, buscamos pensar particularmente o papel da produção imagética e a agência do design nessas operações míticas, que também atuam na produção das relações de poder e subjetividade no Brasil contemporâneo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui