XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO BASEADO EM CO-CRIAÇÃO EM DESIGN NA PANDEMIA DE COVID-19 Autor: CARLA SALGADO AGUIEIRAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67147
Catalogação: 27/06/2024 Liberação: 27/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67147&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67147&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67147
Resumo:
Título: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO BASEADO EM CO-CRIAÇÃO EM DESIGN NA PANDEMIA DE COVID-19 Autor: CARLA SALGADO AGUIEIRAS
Nº do Conteudo: 67147
Catalogação: 27/06/2024 Liberação: 27/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67147&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67147&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67147
Resumo:
A pandemia de COVID-19 revelou problemas graves gerados devido às mudanças
climáticas e econômicas que o mundo vem passando há décadas. O mundo parou e teve
que se reinventar a essa nova condição real. No dado momento, fez-se necessário uma
conscientização própria e o entendimento da urgência de que cada indivíduo devesse ser
estimulado a transformar seus hábitos. Como fonte de inspiração e de vasto material
humano de pesquisa o foco foi o meio acadêmico, onde meu objetivo foi realizar um
diagnóstico sobre as mudanças trazidas pela pandemia de COVID-19 a um Ambiente
Virtual de Aprendizagem, no que tange suas interfaces e a experiência do usuário, a partir
de um estudo de caso. Algumas questões foram levantadas na pesquisa: As mudanças
atenderam realmente as necessidades dos discentes e docentes da IES em estudo? Passado
o isolamento social elas precisam de revisão? De que forma elas impactam o ensino hoje,
com as atividades retomadas presencialmente? Em relação à abordagem, defini como
método de investigação no primeiro momento, fase 1, a pesquisa exploratória e no
segundo momento, fase 2, a pesquisa explicativa. Os procedimentos técnicos adotados
são: fase 1, primeiro uma pesquisa bibliográfica e na sequencia uma revisão sistemática
de literatura para complementar o que já foi investigado. De início na fase 2, apliquei o
questionário aos docentes e aos discentes, respeitando o filtro temporal estipulado entre
2019 até 2023 para a escolha dos possíveis participantes que, apesar da divulgação por e-mail e Instagram teve baixa adesão. As técnicas: grupo de foco e entrevista
contextualizada, fase 2, aconteceram de forma simultânea e permitiram o avanço na
coleta de informações a partir de suas aplicações. Após toda a coleta de informações
apresentei os resultados descritos na análise comparativa dos resultados. Por fim, obtive
meios a responder as questões levantadas na pesquisa, pois de acordo com o que consegui
concluo que sim as mudanças atenderam as necessisades da época, precisam de constante
revisão e atualização e o AVA do UNISIGNORELLI, Prisma WEB, acrescentou em suas
funcionalidades, as modificações propostas durante e após a pandemia.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |