$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO BASEADO EM CO-CRIAÇÃO EM DESIGN NA PANDEMIA DE COVID-19
Autor: CARLA SALGADO AGUIEIRAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67147
Catalogação:  27/06/2024 Liberação: 27/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67147&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67147&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67147

Resumo:
A pandemia de COVID-19 revelou problemas graves gerados devido às mudanças climáticas e econômicas que o mundo vem passando há décadas. O mundo parou e teve que se reinventar a essa nova condição real. No dado momento, fez-se necessário uma conscientização própria e o entendimento da urgência de que cada indivíduo devesse ser estimulado a transformar seus hábitos. Como fonte de inspiração e de vasto material humano de pesquisa o foco foi o meio acadêmico, onde meu objetivo foi realizar um diagnóstico sobre as mudanças trazidas pela pandemia de COVID-19 a um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no que tange suas interfaces e a experiência do usuário, a partir de um estudo de caso. Algumas questões foram levantadas na pesquisa: As mudanças atenderam realmente as necessidades dos discentes e docentes da IES em estudo? Passado o isolamento social elas precisam de revisão? De que forma elas impactam o ensino hoje, com as atividades retomadas presencialmente? Em relação à abordagem, defini como método de investigação no primeiro momento, fase 1, a pesquisa exploratória e no segundo momento, fase 2, a pesquisa explicativa. Os procedimentos técnicos adotados são: fase 1, primeiro uma pesquisa bibliográfica e na sequencia uma revisão sistemática de literatura para complementar o que já foi investigado. De início na fase 2, apliquei o questionário aos docentes e aos discentes, respeitando o filtro temporal estipulado entre 2019 até 2023 para a escolha dos possíveis participantes que, apesar da divulgação por e-mail e Instagram teve baixa adesão. As técnicas: grupo de foco e entrevista contextualizada, fase 2, aconteceram de forma simultânea e permitiram o avanço na coleta de informações a partir de suas aplicações. Após toda a coleta de informações apresentei os resultados descritos na análise comparativa dos resultados. Por fim, obtive meios a responder as questões levantadas na pesquisa, pois de acordo com o que consegui concluo que sim as mudanças atenderam as necessisades da época, precisam de constante revisão e atualização e o AVA do UNISIGNORELLI, Prisma WEB, acrescentou em suas funcionalidades, as modificações propostas durante e após a pandemia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui