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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FRUIÇÃO FONOGRÁFICA NA ERA DO STREAMING Autor: RAFAEL DE OLIVEIRA PECANHA ORTMAN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - ORIENTADOR
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67111
Catalogação: 24/06/2024 Liberação: 14/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67111@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67111@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67111
Resumo:
Título: FRUIÇÃO FONOGRÁFICA NA ERA DO STREAMING Autor: RAFAEL DE OLIVEIRA PECANHA ORTMAN
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67111
Catalogação: 24/06/2024 Liberação: 14/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67111@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67111@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67111
Resumo:
No final do século passado, a apropriação de duas novas tecnologias
pelo grande público desestruturaram a indústria fonográfica. Mas o compartilhamento generalizado de mp3 pela internet não impactaria somente o negócio das
grandes gravadoras, mas também a própria função da escuta musical. Mais móvel, extensa e flexível, a fonografia se torna virtualmente ubíqua, ganhando novas potencialidades, revelando outras aspirações por parte dos ouvintes. Por
mais de uma década, a audição de música gravada fica à margem da monetização institucional e sua experiência uma atividade sem um projeto específico por
parte da indústria. As plataformas de streaming de música, sob o pioneirismo do
Spotify, surgem nesse contexto, convertendo em serviço o que era produto e
concebendo um novo conceito para a experiência fonográfica. Nesse novo modelo de negócio, uma escuta musical de alto valor simbólico para fruição estética, objeto de interesse de um público aficionado, perde espaço para uma audição situada, funcional, em que a música associada à rotina e ao estado mental
do usuário agrega valor aos seus dados coletados no mercado de publicidade
programática. A perda de centralidade no público-alvo e a própria visão corporativa sobre a fonografia indica a alienação do fã de música pela própria indústria.
Esta pesquisa exploratória se destina a investigar como este nicho se sente com
relação ao atual contexto e de que forma ele contempla suas necessidades de
fruição fonográfica através de uma escuta dedicada. Para tal, além de uma revisão bibliográfica destinada a examinar a lógica sobre a qual as plataformas de
streaming operam, seu modelo de negócios e qual o papel do fã nesse cenário,
entrevistamos 40 indivíduos de 18 a 70 anos que se identificam como fãs de
música. Se nossa pesquisa de campo indicou que o referido nicho utiliza as plataformas para audição dedicada, é significativa a amostragem da utilização de
outros recursos, como a prevalência da mídia física, especialmente o vinil, e a
recorrência ao audiovisual para obter experiência estética.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |