XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A PERVASIVE PLATFORM FOR INCLUSIVE EDUCATION SUPPORTED BY AI Autor: DJALMA LUCIO SOARES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - ADVISOR
ALEXANDRA CAMARGO ALVES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 67087
Catalogação: 18/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67087
Resumo:
Título: A PERVASIVE PLATFORM FOR INCLUSIVE EDUCATION SUPPORTED BY AI Autor: DJALMA LUCIO SOARES DA SILVA
ALEXANDRA CAMARGO ALVES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 67087
Catalogação: 18/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67087@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67087
Resumo:
The global prevalence of learning disorders, such as dyslexia, dyscalculia,
autism, and attention disorders, affects approximately 10 percent of the population,
according to (BUTTERWORTH, 2018). In Brazil, the lack of a specific census
makes precise estimation difficult, but it is estimated that a significant number of children face learning challenges. This context underscores the need for
inclusive solutions, especially to assist teachers of students in the early years of
Elementary School. This research aims to develop, validate, and evaluate a pervasive web-based platform. The platform aims to provide an infrastructure for
the creation and execution of playful activities, incorporating machine learning
algorithms and extended reality. The focus is on stundents in the early years
of Elementary School diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) and
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Additionally, affordable alternatives are sought to keep the platform aligned with the Brazilian socioeconomic context. The research adopted the Design Science Research (DSR)
methodology, which is based on interconnected and iterative cycles, including
problem definition, conception, construction, evaluation, and dissemination.
This method guided the development of the platform, ensuring a practical and
applied approach to the inclusive educational context. The research results
led to the creation of a comprehensive and accessible web platform, integrating machine learning algorithms and extended reality. The platform enables
teachers to customize playful activities to meet the specific needs of students
with ASD and ADHD. The developed platform shows promising contributions
to inclusive education, offering innovative and accessible resources. By providing a tool adaptable to Brazilian socioeconomic demands, the research seeks to
contribute equal educational opportunities for students with different learning
needs, as guaranteed by law through the Brazilian Law of Inclusion of Persons
with Disabilities, Chapter IV – The Right to Education, Sole Paragraph, It is
the duty of the State, the family, the school community, and society to ensure
quality education for people with disabilities, protecting them from all forms of
violence, neglect, and discrimination.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |