XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ESTUDO ERGONÔMICO DE WEBSITES DE COMÉRCIO ELETRÔNICO: SELEÇÃO DO PRODUTO PELO USUÁRIO NO PROCESSO DE COMPRA Autor: FLAVIA MARIA PORTO DE MIRANDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6704
Catalogação: 21/07/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6704@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6704@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6704
Resumo:
Título: ESTUDO ERGONÔMICO DE WEBSITES DE COMÉRCIO ELETRÔNICO: SELEÇÃO DO PRODUTO PELO USUÁRIO NO PROCESSO DE COMPRA Autor: FLAVIA MARIA PORTO DE MIRANDA
Nº do Conteudo: 6704
Catalogação: 21/07/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6704@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6704@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6704
Resumo:
A quantidade de websites de comércio eletrônico vem
aumentando
rapidamente, no entanto, questões envolvendo a usabilidade
muitas vezes são
esquecidas. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que a
ineficiência da
apresentação de produtos em websites de comércio
eletrônico no momento de
compra prejudica a realização da tarefa pelo usuário,
resultando em frustrações e
perdas econômicas. Objetiva-se com esta dissertação
melhorar a usabilidade de
websites de comércio eletrônico, através da identificação
de fatores que facilitem
o processo de seleção de um produto pelo usuário no
momento da compra;
contribuir para o aprofundamento de questões de
usabilidade; além de colaborar
para o fortalecimento dos estudos de IHC (Interação Humano-
Computador) no
país. Alguns métodos e técnicas foram usados, em quatro
etapas: Primeiramente,
através da Análise da Tarefa observaram-se as ações de
clientes no momento da
seleção de 2 produtos no ambiente real. Posteriormente,
através da Avaliação
Heurística buscou-se avaliar a interface dos websites de
eletrodomésticos
selecionados para a pesquisa com base na lista de
heurísticas vindas da Análise da
Tarefa. Em um terceiro momento, através da técnica
Avaliação Cooperativa
analisou-se o processo de seleção dos mesmos produtos pelo
cliente em websites
de comércio eletrônico (ambiente virtual). Por fim, foram
analisadas e
comparadas as ações dos usuários nos dois ambientes (loja
física e virtual) a fim
de avaliar as diferenças existentes entre estas no momento
de seleção do produto.
Através deste trabalho, a hipótese pôde ser confirmada e
evidenciou-se que as
páginas de apresentação do produto em websites de comércio
eletrônico possuem
níveis baixos de usabilidade, prejudicando a realização da
tarefa pelo usuário,
resultando em frustrações e na maioria das vezes a não
efetivação da compra.