$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: IMPLEMENTANDO A GESTÃO BASEADA EM VALOR: O PAPEL TRANSFORMADOR DAS FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO
Autor: CARLOS EDUARDO CARVALHO DIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS LOPEZ REGO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67031
Catalogação:  13/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67031@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67031@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67031

Resumo:
O presente trabalho explora o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta de simulação denominada Valora, projetada para ser um catalisador da implementação da gestão baseada em valor (VBM) em uma empresa de óleo e gás, com um enfoque particular na métrica de Valor Econômico Agregado . Esta ferramenta foi concebida para oferecer uma análise do impacto de variáveis operacionais e de mercado sobre o Valor Econômico Agregado de uma Companhia, em particular do Segmento de Exploração e Produção, proporcionando perspectivas valiosas para tomada de decisões estratégicas e operacionais. A metodologia empregada na criação do Valora enfatizou a entrega incremental de valor, adaptabilidade e colaboração intensiva entre stakeholders, tornando a ferramenta um recurso valioso para simulações e análises de cenários. Através de entrevistas e pesquisas com os usuários, ficou evidenciado como o Valora melhorou a compreensão e aplicação da gestão baseada em valor, impactando positivamente na eficiência das decisões estratégicas e na cultura organizacional. Os resultados obtidos com a implementação do Valora, incluindo a construção do modelo conceitual, a versão inicial no Excel, os testes e feedbacks para aprimoramento da usabilidade, e finalmente, a implementação da versão final via web, demonstraram sua eficácia em quantificar a criação ou destruição de valor resultante de ações estratégicas ou cotidianas. Estes resultados sublinham a relevância do Valora tanto para a prática empresarial quanto para o aprimoramento acadêmico, oferecendo uma ferramenta para o fortalecimento da gestão baseada em valor na indústria de óleo e gás. Este estudo ressalta a importância de ferramentas analíticas acessíveis em ambientes corporativos para a promoção de uma cultura de valor e a otimização do desempenho organizacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui