$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: MANUEL DA NÓBREGA: DAS CARTAS AO DIÁLOGO SOBRE A CONVERSÃO DO GENTIO
Autor: CARLOS ALBERTO DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GILBERTO MENDONCA TELES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6702
Catalogação:  21/07/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6702@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6702@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6702

Resumo:
À leitura do epistolário jesuíta, principalmente as Cartas (1549-1558) redigidas pelo padre Manuel da Nóbrega, evidenciam-se assuntos concernentes ao trato com o indígena que através da língua, liturgia e catequese possibilitam um aprofundamento fecundo quando as comparam com os temas do opúsculo Diálogo sobre a Conversão do Gentio. O Discurso versa com suportes bíblico, filosófico, teológico e literário, argumentos importantes ainda não resolvidos no convívio do colono e mesmo dos jesuítas com os silvícolas do Brasil. Nóbrega compôs a peça para dar voz ao homem americano, demonstrando sua humanidade pela alma que possuía; a cultura que vivenciava e pela aptidão natural e moral de receber a mensagem do evangelho e se converter como tantos outros povos tornaram-se cristãos. O texto é primoroso no debate dos dois oponentes Matheus Nogueira e Gonçalo Álvares, um e outro pretendendo demonstrar a possibilidade ou não da conversão do aborígine - que as tímidas Cartas não explicitavam a opinião de muitos como contrária, e o Diálogo revelou de forma tão contundente e grave o parecer melancólico e pessimista entre colonos e jesuítas da impossibilidade de conversão do gentio brasil. Entretanto, as entrelinhas querem provar o contrário: a crença do autor (Nóbrega) na aceitação do evangelho pelo índio e sua conversão.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
EXÓRDIO  PDF  
PARTE I, CAPITULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
PARTE II, CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULO 8  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui