$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CHÃO DE ESTRELA: O PERFIL INTELECTUAL DE ZÉLIA GATTAI
Autor: LUCIANA TERRA TARGINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
MIRELE CAROLINA WERNEQUE JACOMEL - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 66988
Catalogação:  11/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66988@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66988@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66988

Resumo:
Zélia Gattai foi uma mulher à frente do seu tempo. Escolheu com coragem enfrentar os lugares destinados às mulheres de sua época e percorreu o mundo. Subvertendo ideologias políticas e sociais conservadoras, a autora sempre esteve do lado pouco conhecido da história. Sua obra memorialista, que consiste em onze obras, relatam sua trajetória a partir de uma linguagem afetuosa, que abre vozes para pessoas que, com ela, palmilharam os lugares onde viveu, nesta tese, chamados de chãos. Chão, em Zélia Gattai, é um lugar não só de moradia, mas de deslocamento para relatar o mundo e de atravessamentos de pessoas, sejam elas conhecidas do grande público, por ela retratadas em suas intimidades, ou pessoas desconhecidas que, por Zélia, viram estrelas. Este trabalho propôs uma revisão literária na obra memorialista de Gattai com foco principal no que essa traz de político, histórico, cultural e afetivo, tendo como objetivo principal o de traçar o perfil intelectual da autora.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui