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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LINGUAGEM, EVIDENCIALIDADE E POSICIONAMENTOS DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA DOS SELVES EM NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA Autor: CLAUDIA MARIA BOKEL REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6696
Catalogação: 20/07/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6696&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6696&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6696
Resumo:
Título: LINGUAGEM, EVIDENCIALIDADE E POSICIONAMENTOS DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA DOS SELVES EM NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA Autor: CLAUDIA MARIA BOKEL REIS
Nº do Conteudo: 6696
Catalogação: 20/07/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6696&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6696&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6696
Resumo:
A tese Linguagem, evidencialidade e posicionamentos de
professor: A
construção da coerência dos selves em narrativas de
experiência discute a
construção das identidades profissionais de duas
professoras de Língua Portuguesa e
Lingüística através de suas histórias de trajetória
profissional. As narrativas das
professoras são analisadas, discursivamente, através uma
postura teórica e
metodológica que articula evidencialidade, posicionamento e
narrativa. O trabalho
assume uma perspectiva interdisciplinar que inclui a
Pragmática, a Sociolingüística
Interacional, Teorias Socioconstrucionistas, a Psicologia
Social e a Psicologia
Cultural. Buscamos demonstrar que a construção das
identidades profissionais, como
posicionamentos, perpassa não somente por questões da
biografia pessoal e
profissional, mas também pela construção e interpretação
que as professoras fazem de
horizontes de contextualização interdependentes: o contexto
interacional, as
comunidades de prática e o contexto macro social de
mudanças, incluindo a nova
ordem do trabalho. Na construção da coerência narrativa, as
narradoras colocam em
ação não apenas posicionamentos profissionais, mas também
posicionamentos
pessoais, posicionamentos de outros e posicionamentos
interacionais. Os resultados
apontam para a construção diferenciada da coerência dos
selves nas narrativas, a
partir de escolhas que alternam entre o foco na ação, nos
eventos relatados, e o
centramento na avaliação e/ou explicação dos eventos,
conduzindo a posicionamentos
morais. A proposta teórica de articular a evidencialidade
com posicionamentos em
narrativas de experiência mostrou-se extremamente
produtiva, resultando em
contribuições relevantes para essas teorias e para o estudo
das identidades do
profissional de Letras.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |