$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PLURINACIONALISMO E DESENVOLVIMENTO: AVANÇOS E LIMITES NO GOVERNO EVO
Autor: MARIANA GUEDES GAMARRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA RIBEIRO HOFFMANN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66856
Catalogação:  29/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66856@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66856

Resumo:
Nas últimas décadas eclodiram no continente latino-americano movimentos democráticos protagonizados por grupos populacionais outrora marginalizados levantando-se contra a exploração social, ecológica e política. Na Bolívia, desde o início deste século, promoveram-se significativas mudanças impulsionadas especialmente pela população indígeno-camponesa historicamente excluída. Demandou-se a transição de um modelo de Estado liberal-representativo a um modelo de Estado Plurinacional e debateu-se intensamente um novo modelo que superasse o modelo desenvolvimentista e que pudesse integrar-se de maneira diferenciada à economia mundial. Este trabalho pretende percorrer esses debates, fazendo uso principalmente de autoras e autores bolivianxs e latino-americanxs ao explorar a questão identitária no país, que perpassa pontos complexos como proposições de novas epistemologias e a refundação de um Estado mais abrangente e inclusivo. Além dos debates sócio-políticos e culturais, essa investigação também se debruça sobre as finanças públicas do Estado Plurinacional comandado pelo Movimento Al Socialismo (MAS), buscando nelas informações acerca dos alcances e dos limites materiais do processo de transformação estatal boliviano e considerando a hipótese de que esse processo de transformação só pode ser levado à cabo de maneira mais efetiva se for combinado com uma mudança na configuração do orçamento estatal. Além das questões estruturais e orçamentárias, também são discutidas as reconfigurações de poder político que influenciaram nas limitações deste processo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui