XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A ESCOLHA DA ESCOLA: AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA: COLÉGIO PEDRO II Autor: NIVIA XAVIER CORREIA NOBREGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA - ORIENTADOR
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66820
Catalogação: 27/05/2024 Liberação: 06/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66820@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66820@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66820
Resumo:
Título: A ESCOLHA DA ESCOLA: AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA: COLÉGIO PEDRO II Autor: NIVIA XAVIER CORREIA NOBREGA
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66820
Catalogação: 27/05/2024 Liberação: 06/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66820@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66820@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66820
Resumo:
O objetivo desta dissertação é compreender as principais motivações e
estratégias familiares para o acesso e permanência dos estudantes no Colégio
Pedro II (CPII) – escola federal considerada de excelência. Como método de
pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa com uso de duas técnicas de
coleta/produção de dados, a saber: levantamento bibliográfico de artigos
científicos e entrevistas semiestruturadas com os estudantes cotistas e não cotistas
do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental e suas respectivas famílias. A seleção
dos estudantes e de suas famílias para as entrevistas foi feita por meio da técnica
denominada bola de neve, amostragem não probabilística em que os
participantes iniciais das entrevistas indicam outros novos participantes até que os
participantes passem a repetir a mesma resposta. Com o fito de responder aos
objetivos, a pesquisa traz referenciais nos campos da Sociologia e da Sociologia
da Educação. As pesquisas no campo da Sociologia da Educação costumam ser
abundanyrd e abordam diversas questões como as relações entre a educação e as
desigualdades socioeconômicas. Por isso, abordamos as temáticas das estratégias
familiares mobilizadas pelas famílias das diferentes classes sociais (médias e
populares), a relação família-escola e a temática do que são colégios públicos de
excelência assim como a motivação para escolher o Colégio Pedro II. Por fim, a
análise dos dados e do levantamento bibliográfico apontaram não só a existência
de diferentes estratégias mobilizadas pelas famílias das camadas médias e das
camadas populares para que seus filhos tenham acesso e permanência no Colégio
Pedro II mas também diferentes motivações para a escolha do Colégio Pedro II.
Após a análise dos dados coletados nas entrevistas, concluímos que as famílias
entrevistadas possuem um alto Capital Cultural observado pelo acumulo de capital
informacional e valorizam a escola pública de excelência, caso do CPII, em
detrimento das escolas públicas comuns.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |