$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PHYSICAL REPRESENTATIONS IN DESIGN STUDIOS: PRACTICES OF MATERIAL EXPERIMENTATION IN A PANDEMIC CONTEXT
Autor: GABRIELLA FERREIRA CHAVES VACCARI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - ADVISOR
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 66781
Catalogação:  21/05/2024 Liberação: 03/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66781&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66781&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66781

Resumo:
The remote teaching established on an emergency basis due to the Covid-19 pandemic brought great challenges to educators, who needed to adapt teaching routines quickly to conduct classes. In design education, material experimentation carried out in design laboratory environments is essential for training students to design products that, through physical constructions, creatively explore their ideas or put them to tests for the validation of design concepts and solutions, in a teaching environment shared by students, teachers and technical professionals. This dissertation presents the report of the author s experience in the elaboration and implementation of work alternatives that allowed the continuity of the practices of material experimentation, through physical representations, in disciplines supported by the Laboratory of Models and Prototypes, belonging to the graduation course in design of products, from PUC-Rio, during social isolation. The theoretical framework that supports the dissertation includes authors such as Donald Shön, Nigel Cross and Antônio Santoni Rugiu and through participatory methodology, using bibliographical and documentary research, we seek to observe and reflect on the place of experimentation in design laboratories and on teaching -learning that took place in these spaces, highlighting the importance of physical representations in the development of product design. Finally, the proposals that were implemented in an emergency remote teaching context are presented, as a way to enable the students work routine, in their homes.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui