$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Autor: ADRIANA QUINTANILHA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66720
Catalogação:  15/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66720

Resumo:
No contexto escolar, a motivação é um aspecto importante no processo de aprendizagem em sala de aula, pois a intensidade e a qualidade do envolvimento exigido para aprender dependem muito dela. Assim sendo, a motivação do aluno é considerada como determinante principal do êxito e da qualidade escolar. No Brasil, os processos que envolvem o ensino de ciências e biologia são, muitas vezes, abstratos e permeados por uma abordagem tradicional e mecanicista de ensino, nos quais há prevalência da transmissão-recepção de informações, falta de associação dos conteúdos ao cotidiano e a memorização. Esse trabalho objetivou listar e analisar estratégias que promovam e/ou estejam associadas à motivação para aprender biologia entre estudantes do ensino médio no Brasil e de outros países com relação às práticas metodológicas e ações pedagógicas utilizadas pelos professores para essa finalidade. Da busca nos portais e periódicos 16 artigos, publicados entre 2007 e 2017, foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos para atingir os objetivos dessa pesquisa. Dos 16 artigos selecionados, 10 são do Brasil, dois do Quênia, e um dos EUA, Turquia, Indonésia e Nigéria. Dos artigos selecionados do Brasil: quatro são de São Paulo, dois do Rio Grande do Sul; um do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Goiás. Os resultaram mostraram que as atividades e práticas pedagógicas estratégicas que estimulam a metacognição, assim como o conteúdo estar contextualizado com o cotidiano dos estudantes, a indução de discussões em grupo, o apoio da escola, o uso de TIC, pluralidade e sequência didáticas, e resolução de problemas propostos resultaram em um aumento dos níveis motivacionais dos estudantes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui