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Título: A HISTÓRIA PROPEDÊUTICA DA ETERNIDADE: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO HISTÓRIA E ETERNIDADE A PARTIR DA CIDADE DE DEUS DE SANTO AGOSTINHO
Autor: LORIVALDO DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO CEZAR COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6669
Catalogação:  29/06/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6669@1
Referência [de]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6669@5
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6669

Resumo:
Ao longo da história da Teologia as concepções escatológicas se sucederam. No entanto, na maioria das vezes, não souberam harmonizar perfeitamente a relação história e eternidade. Na atualidade, apesar do interesse que a escatologia desperta, as novas concepções desenvolvidas não têm contribuído satisfatoriamente para a resolução da requerida ruptura. A análise do conceito de história de Santo Agostinho subjacente em sua magnífica obra, A Cidade de Deus tem como objetivo a superação desta dicotomia. Se corretamente compreendidas as concepções do nosso doutor podem prestar uma valiosa contribuição para um perfeito entendimento da relação história e eternidade. Para o hiponense, a providência Divina tudo abrange e encontra na encarnação do Verbo sua máxima manifestação. A missão de Cristo é continuada na Igreja, a qual, institucionalmente, reúne em seu seio justos e pecadores, mas que espiritualmente é a comunidade dos justos que peregrinam neste mundo e constitui a comunhão dos predestinados. Agostinho simultaneamente distingue e une tempo e eternidade. Os mortos pertencem ainda ao tempo, o que favorece o entendimento da intercessão dos santos, a oração fúnebre e a comunhão entre a Igreja peregrina, padecente e triunfante. Como marca da simultânea distinção e união agostiniana entre tempo e eternidade tem-se a ressurreição dos corpos, o evento genuinamente escatológico, que está reservado ao fim dos tempos e ao início da eternidade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ZUSAMMENFASSUNG E SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CONCLUSÃO  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
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