$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: NORMALIZAÇÃO EM METROLOGIA NO COMANDO DA AERONÁUTICA: DIAGNÓSTICO E CONSIDERAÇÕES SOBRE UM MODELO INTEGRADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELIZETE GONCALVES LOPES RANGEL

Colaborador(es):  MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Orientador
ALVARO JOSE DAMIAO - Coorientador
Número do Conteúdo: 6654
Catalogação:  27/06/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6654@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6654@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6654

Resumo:
Tendo como motivação a consolidação futura de um sistema integrado de metrologia para o Ministério da Defesa, a presente dissertação de mestrado diagnostica e propõe uma re-estruturação do sistema normativo do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA) pertencente ao Comando da Aeronáutica (COMAER). O sistema normativo em metrologia do SISMETRA, foco deste trabalho, tem como atribuição emitir normas técnicas (NTS) que padronizem a execução das atividades relacionadas com a metrologia no âmbito do COMAER. Fundamentado em ampla pesquisa bibliográfica e no diagnóstico do acervo normativo de Normas Técnicas do SISMETRA (NTS), foi possível mapear os principais sub-processos existentes no desenvolvimento de uma NTS e propor uma sistemática alternativa mais ágil e mais eficiente. Dois projetos de normas, elaborados segundo a nova filosofia proposta e com o objetivo de sistematizar os sub-processos existentes na criação de uma NTS, foram desenvolvidos como estudos de caso para comprovar a eficiência e eficácia do método proposto. O trabalho analisou, também, a conformidade do acervo normativo do SISMETRA a procedimentos internos e preceitos estabelecidos em normas nacionais e internacionais. Como fundamentos básicos do diagnóstico, a análise tomou como substrato os princípios internacionais da normalização e o Standard Code, conforme caracterizado no Anexo 3 do Acordo de Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio. A análise investigou a aderência das NTS ao ABNT Guia 2 (Normalização e atividades relacionadas - vocabulário geral) e a ABNT ISO/IEC Diretiva Parte 3 (Redação e apresentação de Normas Brasileiras) e a lógica processual relacionada ao desenvolvimento, adoção e aplicação de normas no âmbito do SISMETRA. No âmbito de uma pesquisa de demanda por normas em metrologia realizada junto aos quarenta e três (43) laboratórios de calibração que integram o SISMETRA em todo o território nacional, o trabalho identificou lacunas e deficiências no sistema vigente. Como resultado foram identificados 69 novos títulos de normas/procedimentos necessários para suprir vulnerabilidades e/ou atribuir maior racionalidade a sua operação. O desenvolvimento da pesquisa de demanda por normalização em metrologia, conduzida no âmbito do SISMETRA, de per se, já estimulou ampla reflexão sobre a relevância da atividade de normalização nos laboratórios do SISMETRA sediados em todo o território nacional. Este sistema é tomado como modelo para proposição de ações futuras visando a implementação de um sistema normativo integrado. Entendido como estratégico subsídio para planejamento futuro, acredita-se que o trabalho possa colaborar para o desenvolvimento de um sistema de metrologia integrado para o atual Ministério da Defesa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui