XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE PAPER OF DESIGNER IN ENVIRONMENTALS PROGRAMS: A ANALYZE WITH RESPECT TO DIDACTIC MATERIAL FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION Autor: AILTON DOS SANTOS LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 6642
Catalogação: 27/06/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6642
Resumo:
Título: THE PAPER OF DESIGNER IN ENVIRONMENTALS PROGRAMS: A ANALYZE WITH RESPECT TO DIDACTIC MATERIAL FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION Autor: AILTON DOS SANTOS LEITE
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 6642
Catalogação: 27/06/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6642
Resumo:
The environmental education is today a recurrent subject
in our day by day.
The environmental question cannot any more be only related
to the biological
area or mixed up with the Ecology and the environmental
education as an issue
to be dealt with only in the occasions in which
environmental disasters occur. The
current concept of environmental education includes the
participation of the
citizen as an operating actor in this scenery. This
scenery, which is not restricted
to forests, fields, seas or any other natural ecosystem,
encloses all environments
in which one lives and interacts, such as our house, our
workstation, public areas
or the community. The environmental programs are, in their
majority, based on
practical pedagogical deeds that use writing as language.
This format, in a
country such as Brazil in which illiteracy leaves are
still high and the scholarity
leaves are low, finds little effectiveness in the results
of its proposal. In this
context, the Communication, and its ways of diffusion,
allied to the Design, mainly
in regards to graphic design, can be valuable instruments
for the survey and
elaboration of new methodological techniques that
privilege the production of
knowledge and the construction of a citizen awareness of
environmental type.
Design, communication and environmental education have
notables
interdisciplinary relations which I present through
citations and bibliographical
references, and a brief statement on a case study in which
theories regarding the
interdisciplinary relations between these areas that can
add new knowledge and
new values in the process of knowledge construction and
citizenship without the
need a cultural decharacterization, have been experimented.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS |
PDF ![]() |
CHAPTER 1 |
PDF ![]() |
CHAPTER 2 |
PDF ![]() |
CHAPTER 3 |
PDF ![]() |
CHAPTER 4 |
PDF ![]() |
CHAPTER 5 |
PDF ![]() |
BIBLIOGRAPHY AND ANNEX |
PDF ![]() |