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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PAPEL DO DESIGNER EM PROGRAMAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE ACERCA DO MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Autor: AILTON DOS SANTOS LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6642
Catalogação: 27/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6642
Resumo:
Título: O PAPEL DO DESIGNER EM PROGRAMAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE ACERCA DO MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Autor: AILTON DOS SANTOS LEITE
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6642
Catalogação: 27/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6642&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6642
Resumo:
A Educação Ambiental é hoje um tema recorrente no nosso
dia a dia. A
questão ambiental não pode ser mais relacionada somente
com a área biológica
ou confundida com a Ecologia e a Educação Ambiental como
um assunto a ser
discutido apenas nas ocasiões nas quais ocorrem
desastres
ambientais. O
conceito atual de Educação Ambiental engloba a
participação do cidadão como
ator participante neste cenário. Não é restrito a
florestas, campos, mares ou
qualquer outro ecossistema natural, abrange a todos os
ambientes nos quais
vivemos e interagimos, tais como nossa casa, nosso local
de trabalho, o
logradouro público ou nossa comunidade. Os programas
ambientais são, em sua
maioria, pautados em práticas pedagógicas formais que
utilizam a escrita como
linguagem. Este formato, em um país como o Brasil, onde
os
índices de
analfabetismo ainda são altos e os índices de
escolaridade
baixos, encontra
pouca eficácia nos resultados de sua proposta. Neste
contexto, a Comunicação
e seus meios de difusão aliados ao Design,
principalmente
no tocante a
comunicação visual, podem ser instrumentos valiosos para
o
levantamento e a
elaboração de novas técnicas metodológicas que
privilegiem
a produção do
saber e a construção de uma consciência cidadã de cunho
ambiental. O Design,
a Comunicação e a Educação Ambiental apresentam relações
interdisciplinares
notáveis, as quais, ao longo do texto, são destacadas
através de citações,
referências bibliográficas, e de um breve relato sobre
um
estudo de caso, onde
foram experimentadas as teorias acerca do relacionamento
interdisciplinar entre
essas áreas que pode agregar novos saberes e novos
valores
nos processos de
construção do saber e de cidadania sem para isso haja
uma
descaracterização
cultural.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |