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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INTELECTUAIS E MILITÂNCIA: O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COMO ESPAÇO DE PRÁXIS POLÍTICA Autor: ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRA ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66330
Catalogação: 26/03/2024 Liberação: 08/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66330@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66330@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66330
Resumo:
Título: INTELECTUAIS E MILITÂNCIA: O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COMO ESPAÇO DE PRÁXIS POLÍTICA Autor: ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRA ALVES
Nº do Conteudo: 66330
Catalogação: 26/03/2024 Liberação: 08/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66330@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66330@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66330
Resumo:
Com o objetivo de ouvir histórias contadas pelo grupo fundador do Fórum
Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro/ FPEI-RJ, a pesquisa apresenta
a história da fundação do Fórum – na década de 1990 - contada pelos intelectuais
entrevistados/as. A tese analisa o entrecruzamento da participação destes
intelectuais no processo de organização do Fórum e nas políticas públicas de
Educação Infantil, revela seus itinerários e inserção nos espaços de militância social
e política que constituíram experiências/trajetórias e reiteram o encontro entre o
individual e o coletivo nas tramas da história em que foram copartícipes. Os relatos,
definidos como fontes orais, corroboram a perspectiva da história oral que
possibilita versões da História a partir da escuta de múltiplos e diferentes
narradores/as. A relação dialética entre prática e teoria, a partir das perspectivas
teóricas de Bakhtin e Gramsci, possibilitou uma abordagem em que a linguagem e
o sujeito são tratados como dinâmicos e inacabados, (capazes de questionar e
resistir a poderes), uma visão ampla e profunda das dinâmicas sociais e, inclusive,
uma possibilidade de mudança. Os sujeitos dessa pesquisa são entendidos como
intelectuais orgânicos de um movimento social que marca a cultura no campo da
Educação Infantil cuja característica é a associação entre pensamento,
conhecimento e prática social conectados ao mundo do trabalho, às organizações
políticas e culturais. Compreendido como intelectual coletivo, o Fórum Permanente
de Educação Infantil do Rio de Janeiro ocupa o lugar de mobilizador e articulador
da luta pela causa da criança pequena, em um processo de múltiplas trajetórias e
diversas instâncias, que traz disputas entre interesses de diferentes sujeitos e
projetos de modo a se configurar como movimento de permanente discussão e
atuação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |