XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN E AS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO: CARTOGRAFIA, PARCERIA E ACOLHIMENTO Autor: DANIEL ALVES DA COSTA VARGENS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
ANDERSON ANTONIO PEDROSO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66326
Catalogação: 26/03/2024 Liberação: 08/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66326&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66326&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66326
Resumo:
Título: DESIGN E AS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO: CARTOGRAFIA, PARCERIA E ACOLHIMENTO Autor: DANIEL ALVES DA COSTA VARGENS
ANDERSON ANTONIO PEDROSO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66326
Catalogação: 26/03/2024 Liberação: 08/04/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66326&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66326&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66326
Resumo:
Esta pesquisa busca inspiração em abordagens metodológicas do Design que favoreçam a escuta e o acolhimento e as aproxima da metodologia cartográfica na tentativa de demonstrar que esse encontro potencializa ações no desenvolvimento de
atividades fortalecedoras da relação universidade-aluno. Tendo como pano de
fundo em seu recorte temporal o biênio pandêmico 2020-2021, fez-se uma reflexão
sobre a importância da biografia e do percurso formativo na constituição do processo de pesquisa em sala de aula, com professores e alunos. As palavras parceria,
colaboração e acolhimento são termos chave no desenvolvimento deste trabalho,
que afirma sua influência nas abordagens metodológicas do Design que trabalham
estes conceitos na escuta e mediação de desejos e tensões decorrentes do período
de quarentena para situações de ensino-aprendizagem. Nesta pesquisa, de natureza
qualitativa e interpretativa, coletou-se os dados por meio de pesquisa bibliográfica,
da observação em campo e da realização de experimento em sala de aula. Reunimos
registros de alunos de um curso do ensino superior sobre as relações de sala de aula
no contexto da pandemia e discutimos o conteúdo desses registros com a intenção
de apontar caminhos futuros para a ação de professores/universidades. Com os resultados do experimento, propomos a cartografia como uma possibilidade de ação
sistemática capaz de proporcionar a tangibilização de cenários e situações idealizadas ou desconhecidas pelo grupo que compõe o complexo de relações de sala de
aula. Conclui-se que as abordagens metodológicas do Design que trabalham a parceria, a colaboração e o acolhimento são potencializadoras de investigações cartográficas que visem o conhecimento a partir da escuta atenta para projetar novas
maneiras de acontecer a sala de aula, construída e renovada constantemente a partir
do diálogo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |