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Título: VENDEM-SE APARÊNCIAS: LEITURAS DO CORPO EM IMAGENS DE CONSUMO
Autor: STELA KAZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6620
Catalogação:  20/06/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6620@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6620

Resumo:
Esta pesquisa aborda a teoria da imagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar e através do olhar do designer. O objeto de estudo consiste em uma coleção formada por 306 imagens de publicidade veiculadas em diferentes números de três revistas de moda, beleza e consumo dirigidas ao público feminino: a francesa Jalouse, a Elle americana e a brasileira Nova. Tais imagens, aqui denominadas imagens de consumo, se apoiam em estereótipos correntes, refletem e traduzem conceitos e valores compartilhados socialmente, vendem mercadorias e são elas próprias consumíveis como referências para a montagem de imaginários de consumo, que vêm a ser a base material dos estilos de vida. A aparência é o grande produto cultural contemporâneo. Ao longo de todo o texto são abordados aspectos da imagem e do corpo como produto e como signo. O trabalho compõem- se de uma contextualização inicial, que relaciona a ênfase na criação de aparências e o mercado; de uma parte central onde a pesquisa, seu campo (imagem na publicidade editorial), seu objeto (as revistas) e seu objetivo (conhecer como os padrões de beleza e comportamento são consumidos e incorporados) são apresentados. As imagens reunidas e digitalizadas são analisadas em relação aos seus aspectos formais e retóricos e às estratégias de que se utilizam para enriquecer simbolicamente os nomes dos produtos. Nove exemplos vêm ilustrar a pesquisa. As conclusões apontam para os corpos como colagens de referências dispersas que nos conectam a mundos imaginários ao mesmo tempo nos inserem nos grupos sociais. E para a estratégia corrente em publicidade, de intercambiar o corpo e o produto, como dois signos que se equivalem no consumo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF  
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