$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A SOCIEDADE CIVIL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA NEOGRAMSCIANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEONARDO CESAR SOUZA RAMOS

Colaborador(es):  JOSE MARIA GOMEZ - Orientador
Número do Conteúdo: 6617
Catalogação:  20/06/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6617@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6617@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6617

Resumo:
A presente dissertação busca apresentar breves apontamentos para uma perspectiva neogramsciana da sociedade civil em tempos de globalização. Assim, após discorrer brevemente acerca das perspectivas neogramscianas da economia política global e dos conceitos de sociedade civil e globalização, serão explorados os impactos da globalização das relações sociais nos dois lados que se encontram em embate na sociedade civil. Serão apresentados também alguns dos dilemas enfrentados pela resistência progressista, como a questão da revolução passiva global e do aumento exponencial da coerção no âmbito mundial. Além disso, verse- á as transformações sofridas pelo par conceitual da sociedade civil - a sociedade política - e suas repercussões para os grupos sociais que atuam na sociedade civil. Por fim, será apresentada a importância e a necessidade de uma teoria crítica da economia política global para se pensar formas alternativas de globalização e o papel de Gramsci neste contexto. Ou seja, é exposta neste ponto a importância do legado gramsciano para se pensar não apenas a realidade social contemporânea mas também a sua transformação; daí a relevância de Gramsci também para os ativistas partícipes do movimento altermundialista - em outras palavras, são apresentadas as vantagens de se pensar a economia política global contemporânea a partir de uma perspectiva gramsciana.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui