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Título: CONTROLADORAS ESTRANGEIRAS E CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NAS CONTROLADAS BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO NAS ÁREAS DE VAREJO DE DUAS ORGANIZAÇÕES BANCÁRIAS
Autor: JORGE AUGUSTO DE SA BRITO E FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO PROENCA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6603
Catalogação:  20/06/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6603@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6603@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6603

Resumo:
O propósito desta tese é identificar, descrever e explicar o processo através do qual fatores culturais, psicológicos, sociais, políticos e administrativos presentes na organização controladora interagem com a controlada brasileira, afetando o conhecimento organizacional desta. O último decênio presenciou o crescente debate sobre a globalização e seus impactos sobre a sociedade mundial, as nações, as organizações e os indivíduos. O enfraquecimento do poder do Estado nacional, principalmente como agente econômico, e a intensificação da competitividade empresarial em escala global foram acompanhados por ondas de fusões e aquisições que impactaram países, como o Brasil, carentes de investimento estrangeiro direto, em diversos setores econômicos, entre os quais o sistema financeiro. Embora correntes do pensamento estratégico, como a perspectiva baseada em recursos (resourcebased) reconheçam a importância do conhecimento organizacional - notadamente de sua dimensão tácita - como vantagem competitiva sustentável, ele tem sido examinado de forma fragmentada, separado da aprendizagem e da mudança, processos a que está indissoluvelmente ligado. Ademais, o processo de conhecer aparece isolado de seu contexto, embora vários fatores precisem ser levados em conta, principalmente quando é necessário examinar suas manifestações em empresas que tenham sido adquiridas por organizações estrangeiras. O estudo teve como foco as áreas de varejo de duas organizações bancárias que foram adquiridas por bancos estrangeiros, um britânico e outro holandês. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa, baseado em entrevistas semi-estruturadas com pessoal gerencial de agências de dois bancos, no Rio de Janeiro. As evidências produzidas por essas entrevistas foram complementadas pelas oriundas do exame dos documentos públicos de controladoras e controladas; de registros internos das controladas a que se teve acesso; da observação direta de alguns artefatos culturais nas agências; e por entrevistas com informantes qualificados de funções corporativas das controladas. A análise daí resultante mostra a insuficiência dos modelos teóricos correntes das diversas perspectivas isoladas - gestão de conhecimento; aprendizagem organizacional; organizações de aprendizagem; mudança organizacional; culturas nacionais; cultura organizacional; processo de internacionalização - para dar conta da complexidade do fenômeno do conhecimento organizacional e sugere uma abordagem integrativa com raízes na biologia do conhecimento e no construcionismo social.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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