XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MEMORIES AND TRAJECTORIES OF STUDENTS OF PEDAGOGY IN THE ESTÁCIO DE SÁ UNIVERSITY Autor: ADRIANA DE ANDRADE GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 6601
Catalogação: 20/06/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6601@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6601@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6601
Resumo:
Título: MEMORIES AND TRAJECTORIES OF STUDENTS OF PEDAGOGY IN THE ESTÁCIO DE SÁ UNIVERSITY Autor: ADRIANA DE ANDRADE GOMES
Nº do Conteudo: 6601
Catalogação: 20/06/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6601@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6601@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6601
Resumo:
This research investigates the memories and trajectories of
students of
Pedagogy in the Estácio de Sá University. Having twenty
semi-structured
interviews as starting points, we have tried to reveal the
factors that have
contributed to their ascent to a higher education, having
in mind that most part of
the interviewed ones come from popular sections of society.
In order to do so, we
have worked basically with the concepts of Bordieu
of habitus and social capital
as well as the notions of heir and inheritance. We have
observed that the route
taken by students is linked with a multiplicity of factors,
that are intertwined in a
way that makes it possible for them to advance in their
studies. For that reason, it
seems impossible to highlight only one. Among these factors
is the complex and
ambiguous way in which they assume the ways of thinking and
acting learned in
their families and in social contacts. Reflecting a society
and a culture in a
process of an accelerated transformation, we can affirm
that getting into university
is connected with the contradictory process of acquisition
of inheritance and the
ways of inheriting, which is frequently done partially.
To inherit or not the
history and fatherly memories is connected, therefore, to
the familiar
relationships themselves, but they are not reduced to them,
since the cultural
transformations that happen nowadays contribute to change
the ways of thinking,
representing and acting in the world. Getting away and
recovering the parental
histories is how the students build their own trajectories.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
BIBLIOGRAPHY AND ANNEX |