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Título: A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO NAS IMAGENS DA CAMPANHA ANTITABAGISTA: UM ESTUDO DE CASO DAS EMBALAGENS DE CIGARRO DISPONÍVEIS NO MERCADO NACIONAL A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2002
Autor: ROSANE VASCONCELOS ZANOTTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6598
Catalogação:  17/06/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6598@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6598@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6598

Resumo:
O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, adotou uma forte política de combate ao tabagismo nos anos 90, através de programas educativos e de ações legislativas que, além de determinar locais específicos para a venda e o uso do cigarro, regulamentam também questões ligadas à publicidade e às informações transmitidas ao usuário nas embalagens dos produtos derivados do tabaco. Com base na teoria dos signos de Charles Sanders Peirce, foi realizado um estudo das imagens fotográficas usadas pela campanha do governo nas embalagens de cigarro e, verificadas suas possibilidades de leitura. Utilizando o Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS), foi investigado, também, junto aos usuários se essas imagens cumprem com seu objetivo comunicacional. Este trabalho pretende oferecer aos designers alguns subsídios para a utilização de imagens fotográficas, de forma consciente e coerente com os objetivos comunicacionais dos projetos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
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