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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA APLICAÇÃO DE VISÃO COMPUTACIONAL QUE UTILIZA GESTOS DA MÃO PARA INTERAGIR COM O COMPUTADOR Autor: MICHEL ALAIN QUINTANA TRUYENQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GATTASS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6585
Catalogação: 15/06/2005 Liberação: 15/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6585@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6585@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6585
Resumo:
Título: UMA APLICAÇÃO DE VISÃO COMPUTACIONAL QUE UTILIZA GESTOS DA MÃO PARA INTERAGIR COM O COMPUTADOR Autor: MICHEL ALAIN QUINTANA TRUYENQUE
Nº do Conteudo: 6585
Catalogação: 15/06/2005 Liberação: 15/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6585@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6585@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6585
Resumo:
A Visão Computacional pode ser utilizada para capturar
gestos e criar
dispositivos de interação com computadores mais intuitivos
e rápidos. Os
dispositivos comerciais atuais de interação baseados em
gestos utilizam
equipamentos caros (dispositivos de seguimento, luvas,
câmeras especiais,
etc.) e ambientes especiais que dificultam a difusão para
o público em geral.
Este trabalho apresenta um estudo sobre a viabilidade de
utilizarmos câmeras
Web como dispositivo de interação baseado em gestos da
Mão. Em nosso
estudo consideramos que a mão humana está limpa, isto é,
sem nenhum
dispositivo (mecânico, magnético ou óptico) colocado nela.
Consideramos
ainda que o ambiente onde ocorre a interação tem as
características de um
ambiente de trabalho normal, ou seja, sem luzes ou panos
de fundo especiais.
Para avaliar a viabilidade deste mecanismo de interação,
desenvolvemos
alguns protótipos. Neles os gestos da mão e as posições
dos dedos são
utilizados para simular algumas funções presentes em
mouses e teclados, tais
como selecionar estados e objetos e definir direções e
posições. Com base
nestes protótipos apresentamos algumas conclusões e
sugestões para
trabalhos futuros.