XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NARRATIVAS E TRAÇOS CULTURAIS DE EMPRESAS FAMILIARES DO RAMO ESCOLAR Autor: SIMONE PORTO LOUREIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TEREZINHA FERES CARNEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65847
Catalogação: 09/01/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65847
Resumo:
Título: NARRATIVAS E TRAÇOS CULTURAIS DE EMPRESAS FAMILIARES DO RAMO ESCOLAR Autor: SIMONE PORTO LOUREIRO
Nº do Conteudo: 65847
Catalogação: 09/01/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65847
Resumo:
O objetivo desta tese foi analisar narrativas e traços culturais que se
estabelecem em empresas familiares do ramo escolar. Foi realizada pesquisa
qualitativa em quatro escolas da cidade do Rio de Janeiro e em municípios
vizinhos e entrevistadas 14 de suas lideranças. Para análise dos resultados, foi
realizada análise de conteúdo em sua vertente categorial. Emergiram oito
categorias: premissas e valores; artefatos da cultura; uma escola para a minha
criança; filho de peixe, peixinho é ou não é?; a influência dos valores dos
fundadores; gênero e o cuidar da criança pequena; falando sobre gênero; o
desafio da pandemia. Para apresentação desses resultados, este trabalho foi
organizado em quatro artigos. O primeiro deles investigou o alinhamento da
comunicação da escola em relação a seus valores culturais declarados formal ou
informalmente. O segundo procurou investigar traços culturais de empresas
familiares do ramo escolar e as possíveis relações de tais traços com os valores de
seus fundadores. O terceiro buscou investigar a relação entre gênero e as
atividades de gestão e de cuidado exercidas pela equipe em empresas familiares
do ramo escolar, assim como analisar como o tema gênero tem sido abordado com
os alunos. Por fim, no quarto artigo, foram investigados os impactos da pandemia
de Covid-19 nos planos e sonhos de empresas familiares do ramo escolar.
Percebeu-se que a família empresária pode ser um fator de coesão cultural para
essas organizações e que o papel do líder, os vínculos afetivos que constrói e a
forma como faz sua comunicação são fatores preponderantes para essa coesão.
Constatou-se que traços dos fundadores das escolas, tais como valores culturais,
persistem ao longo dos anos, chegando a atravessar gerações. Foi evidenciado que
ainda há forte centralização dos cuidados com as crianças pequenas nas mãos das
mulheres, funcionárias das escolas. A discussão sobre gênero com os estudantes
demonstrou se amparar nas próprias diretrizes curriculares e na legislação
brasileira, para não atritar com possíveis resistências de algumas famílias de
alunos. Percebeu-se que o vínculo afetivo com a instituição, somado às
necessidades materiais, contribui para a busca da superação das dificuldades. De
forma geral, foi possível concluir que as empresas familiares do ramo escolar
estudadas demonstram certo alinhamento em termos de narrativas e traços
culturais, deixando crer que a família empresária e, em especial, seus fundadores
ou principais lideranças são importantes fatores para tais consonâncias.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |