XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ABORDAGEM DE SIMULAÇÃO-OTIMIZAÇÃO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DE ARCOS CAPACITADOS COM DEPENDÊNCIA DE TEMPO Autor: ALVARO MIGUEL LORENZO MORILLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RAFAEL MARTINELLI PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65750
Catalogação: 02/01/2024 Liberação: 02/01/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65750&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65750
Resumo:
Título: ABORDAGEM DE SIMULAÇÃO-OTIMIZAÇÃO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DE ARCOS CAPACITADOS COM DEPENDÊNCIA DE TEMPO Autor: ALVARO MIGUEL LORENZO MORILLO
Nº do Conteudo: 65750
Catalogação: 02/01/2024 Liberação: 02/01/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65750&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65750
Resumo:
As mudanças climáticas são causadas, entre alguns fatores, pelo aumento da
emissão de gases de efeito estufa que acaba afetando o cobertor em torno da Terra.
Conforme registrado pela Organização das Nações Unidas, a Terra está cerca de 1,1 °C
mais quente do que no final do século XIX que resulta em alterações das condições
padrões do tempo e natureza.
Este problema tem alertado e incentivado a população na busca de opções que
permitam reduzir e mitigar os efeitos anteriores para evitar problemas maiores para
nosso planeta. Assim, uma opção no setor de mobilidade é o uso de veículos elétricos
que requer aplicações de métodos de otimização para a implementação com resultados
satisfatórios dentro das indústrias.
Este estudo tem como objetivo avaliar uma abordagem de simheuristic para o
problema de Roteamento de Veículos Elétricos com Arcos Capacitados incluindo
tempos de viagens dependentes dos tempos e taxa de consumo de energia dependentes
da velocidade, proposto em Llagas, J. (2022), com o objetivo de adicionar incertezas
nos variáveis de tempo de viagem e consumo de energia da bateria que podem ser
afetados por fatores externos não controláveis durante o planejamento. Para esta
abordagem utiliza-se uma meta-heurística ILS e simulação de Monte Carlo.
Os resultados sugerem que a metodologia proposta permite avaliar as
abordagens determinísticas e estocásticas do problema para determinar melhores
tomadas de decisões levando em conta a robustez que pode-se obter quando as variáveis
sofrem variabilidades.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |