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Título: ESTUDO DO IMPACTO DA SUBSTITUIÇÃO DE ÓLEO DIESEL POR HIDROGÊNIO NO PERFIL DE EMISSÃO EM UM VEÍCULO PESADO
Autor: LUCAS RODINE BARROSO DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
EPIFANIO MAMANI TICONA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 65694
Catalogação:  21/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65694@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65694@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65694

Resumo:
O Brasil está em sintonia com o esforço global para combater o agravamento do aquecimento global devido às emissões de gases de efeito estufa causadas pela atividade humana. Em 2021, quase metade das emissões relacionadas ao uso de energia no Brasil provieram da queima de combustíveis fósseis no setor de transporte, com destaque para o diesel. Nesse contexto, este estudo buscou examinar experimentalmente a substituição parcial do diesel comercial pelo hidrogênio em um motor de combustão interna de ignição por compressão. O objetivo foi avaliar como essa substituição afetaria o desempenho do motor e, consequentemente, as emissões produzidas por um veículo pesado. Para realizar esse estudo, foi realizado um levantamento de pesquisas anteriores que investigaram os efeitos da adição de hidrogênio em motores de ignição por compressão. Com base nesses estudos, foi possível gerar um benchmark e estabelecer as condições de teste. A fim de estimar o potencial de redução das emissões, foram definidos cenários nos quais o hidrogênio substituiria em até 30% da energia usada em veículos com tecnologia bicombustível. Além disso, um estudo teórico que simula a combustão considerando a Energia Livre de Gibbs foi feito como suplemento aos dados experimentais. O aumento do HES e da razão ar/combustível não geraram impacto nas emissões de 𝐻2. Já as emissões de 𝐶𝑂 e 𝐶𝑂2 tenderam a 0 ppm e decresceram 5% quando se aumentou o HES e a razão ar/combustível, respectivamente. Por fim, as emissões de 𝐻2𝑂 e 𝑁𝑂 cresceram 8.33% e diminuíram com o aumento da razão ar/combustível e do HES, respectivamente.

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