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Título: ANÁLISE TERMODINÂMICA DE UMA BOMBA DE CALOR REVERSÍVEL PARA A CLIMATIZAÇÃO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO
Autor: GABRIEL QUIXADA VITORIO PELLEGRINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 65657
Catalogação:  21/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65657@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65657

Resumo:
A crescente preocupação em relação aos impactos ambientais relacionados às ações antrópicas tem levado a pesquisas e projetos de sistemas e processos mais sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético, inclusive no setor de transportes. Face ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo analisar do ponto de vista termodinâmico um sistema de climatização para um veículo elétrico, uma bomba de calor que figura como o principal sistema auxiliar do automóvel. O equipamento, capaz de operar tanto no modo de refrigeração quanto de aquecimento, foi composto de itens disponíveis comercialmente, além de trabalhar com um fluido refrigerante de baixo potencial de aquecimento global. Foi realizado o cálculo de carga térmica com dados experimentais e em seguida analisados e calculados os parâmetros termodinâmicos da bomba de calor. Os resultados obtidos neste trabalho correspondem aos esperados na literatura, sendo a bomba de calor viável do ponto de vista termodinâmico, uma vez que seus respectivos coeficientes de performance são 4,10 em modo refrigeração e 4,34 operando em aquecimento, inferiores a seus respectivos COP máximos, 6,29 e 6,16.

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