INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AMBIENTE INTEGRADO PARA POSICIONAMENTO EM OPERAÇÕES MILITARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUSTAVO MOREIRA PIERRE

Colaborador(es):  MARCELO GATTASS - Orientador
ROBERTO DE BEAUCLAIR SEIXAS - Orientador
Número do Conteúdo: 6529
Catalogação:  01/06/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6529@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6529@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6529

Resumo:
Com o crescimento tecnológico temos visto uma popularização crescente de equipamentos de localização por satélite (receptores GPS) e computadores de bolso (PDA) em diversas áreas: nos transportes aéreo, marítimo e terrestre, mapeamento e geoprocessamento, esporte e lazer. Onde podemos ver, como exemplo, praticantes de caminhadas adquirindo seus próprios receptores GPS. No meio militar, esta popularização também crescente, onde as Forças Armadas de diversos países tendem a adquirir cada vez mais equipamentos de posicionamento por satélite (receptores GPS) e testam equipamentos para interação com os mesmos. O foco deste trabalho a integração do receptor GPS e PDA visando sua utilização em operações militares, com intuito de obter respostas rápidas para um emprego mais eficiente e rápido de frações das tropas envolvidas. Este trabalho envolve a geração de arquivos legíveis aos PDA, a comunicação de receptores GPS com estes, bem como a visualização da informação fornecida por estes receptores de forma fácil e rápida. Abrange também uma comparação entre a utilização de mapas em duas diferentes representações raster e vetorial, possibilitando zoom e movimento da imagem em ambos, além da possibilidade de medir distâncias entre pontos do mapa na tela do PDA e inclusão, exclusão e alteração de observações diversas. Verificou-se a grande vantagem da utilização de imagens raster em relação utilização de imagens vetoriais no PDA para esta finalidade, e também algumas fragilidades do uso de PDA comuns em operações militares e com receptores GPS de usos gerais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui