$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL MESTIÇO: A IDEIA DO INDÍGENA GENTIL EM “O GUARANI” DE JOSÉ DE ALENCAR
Autor: IZABELA TEODOZIO DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - ORIENTADOR
EDUARDO WRIGHT CARDOSO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 65275
Catalogação:  30/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65275@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65275

Resumo:
Por muito tempo foi construída uma ideia do que é o indígena brasileiro, do que ele foi ou do que deveria ser. Nos livros escolares, nos programas de tv e em clássicos literários os povos originários eram descritos como agentes do passado, o que é algo totalmente errôneo. Nesse sentido, esta monografia pretende colaborar na busca em compreender como através da literatura romancista do escritor cearense José de Alencar, se construiu um cenário onde o indígena ideal é miscigenado e dominado culturalmente pela sociedade branca do século XVI. Um autor muito importante para sua época e grande personalidade na historiografia e na literatura brasileira, assíduo leitor de romances, relatos de viagem, cartas coloniais, leitura essa que podemos ver em seus escritos, como em “O Guarani”, obra escolhida como fonte para este trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui