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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO X COR NO IMPÉRIO BRASILEIRO: A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E ACESSO AO ENSINO NO BRASIL DO SÉCULO XIX Autor: AMANDA DE FRANCA FERREIRA LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65220
Catalogação: 29/11/2023 Liberação: 29/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65220@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65220
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO X COR NO IMPÉRIO BRASILEIRO: A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E ACESSO AO ENSINO NO BRASIL DO SÉCULO XIX Autor: AMANDA DE FRANCA FERREIRA LIMA
Nº do Conteudo: 65220
Catalogação: 29/11/2023 Liberação: 29/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65220@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65220
Resumo:
A monografia tem como principal objetivo compreender como a construção
dos conceitos de raça e da nação influenciaram diretamente na formação do público
alvo para a Instrução Pública no Brasil. Compreendendo como estes conceitos
foram adequados às pautas discutidas no país durante o século XIX, influenciando
diretamente a formação cultural e política. Por meio do uso da legislação Imperial
sobre a Instrução Pública de 1854 desenvolvendo uma discussão sobre os porquês
de seu desenvolvimento o texto pretende abarcar os processos de criação de
diferenças possibilitado por essas adequações. Este aprofundamento é feito durante
o texto a partir da utilização do exemplo da Escola do Professor Pretextato dos
Passos para evidenciar como está influência foi efetiva de forma política e também
social. Entendendo como mesmo distante do processo ligado a legislação a
convivência em sociedade passava diretamente pelo crivo da dinâmica de
segregação racial característica do Brasil oitocentista.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |