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Título: EDUCAÇÃO X COR NO IMPÉRIO BRASILEIRO: A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E ACESSO AO ENSINO NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Autor: AMANDA DE FRANCA FERREIRA LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65220
Catalogação:  29/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65220@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65220

Resumo:
A monografia tem como principal objetivo compreender como a construção dos conceitos de raça e da nação influenciaram diretamente na formação do público alvo para a Instrução Pública no Brasil. Compreendendo como estes conceitos foram adequados às pautas discutidas no país durante o século XIX, influenciando diretamente a formação cultural e política. Por meio do uso da legislação Imperial sobre a Instrução Pública de 1854 desenvolvendo uma discussão sobre os porquês de seu desenvolvimento o texto pretende abarcar os processos de criação de diferenças possibilitado por essas adequações. Este aprofundamento é feito durante o texto a partir da utilização do exemplo da Escola do Professor Pretextato dos Passos para evidenciar como está influência foi efetiva de forma política e também social. Entendendo como mesmo distante do processo ligado a legislação a convivência em sociedade passava diretamente pelo crivo da dinâmica de segregação racial característica do Brasil oitocentista.

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