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Coleção Digital
Título: MARKETING INTERNO NO BRASIL: ESTUDOS DE CASO EM EMPRESAS DE SERVIÇOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARCUS WILCOX HEMAIS
Colaborador(es): JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 6511
Catalogação: 31/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6511@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6511@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6511
Resumo:
Título: MARKETING INTERNO NO BRASIL: ESTUDOS DE CASO EM EMPRESAS DE SERVIÇOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARCUS WILCOX HEMAIS
Colaborador(es): JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 6511
Catalogação: 31/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6511@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6511@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6511
Resumo:
O marketing interno é um conceito que surgiu pela
preocupação das
empresas em manter um alto grau de consistência na entrega
de seus serviços. O
fato do pessoal de contato se envolver diretamente com os
consumidores no ato da
venda, tornou essencial que eles sempre fossem capazes de
atender às
necessidades dos clientes. Portanto, a valorização dos
funcionários e seu uso
como meio de se atingir metas estratégicas são os
principais objetivos do
marketing interno. No Brasil, são escassos os estudos
sobre este tema e as poucas
pesquisas a respeito mostraram iniciativas ainda
principiantes. Esta pesquisa
busca explorar a literatura de marketing interno, através
de análise e crítica, e
verificar como as empresas brasileiras tratam deste tema,
no que diz respeito a sua
interpretação e implementação. Dentre os resultados
obtidos, percebe-se que o
marketing interno é um conceito novo, mas que já demonstra
gerar mudanças
culturais. O que não é mencionado na literatura, porém é
mostrado aqui, é que a
sua implementação não deve ser igual na empresa toda, pois
existem áreas, como
as de apoio, em que o programa de marketing interno deve
focar mais as suas
atenções.