XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UMA INVESTIGAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA DA ESCRITA EM L1 E L2: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE INGLÊS Autor: RACHEL DA COSTA MURICY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65076
Catalogação: 23/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65076@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65076@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65076
Resumo:
Título: UMA INVESTIGAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA DA ESCRITA EM L1 E L2: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE INGLÊS Autor: RACHEL DA COSTA MURICY
Nº do Conteudo: 65076
Catalogação: 23/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65076@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65076@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65076
Resumo:
A presente dissertação aborda a escrita bilíngue – Português como L1 e Inglês como
L2, a partir de uma perspectiva cognitiva, com vistas a buscar caracterizar, de forma
integrada, o processo e o produto da escrita, e possíveis correlações entre
desempenho em escrita e aspectos atencionais. Participam da pesquisa 15
professores de língua inglesa (10 mulheres e 5 homens), idade média de 43,5 anos
(DP 13,25), nativos do Português brasileiro. No estudo, foram empregadas
ferramentas computacionais que possibilitam o registro das ações de escrita no
curso da produção textual de textos argumentativos (programa Inputlog), a análise
automática de características linguísticas do texto final (Nilc-Metrix (L1) e Coh-Metrix (L2) e a verificação de padrões de conectividade no texto final, por meio de
atributos de grafos (SpeechGraphs). Adotou-se também o teste ANT - Attention
Network Test com o intuito de ampliar a reflexão a respeito de fatores cognitivos e
possíveis influências na produção textual. Na análise do processo de escrita, foram
examinados tanto padrões de pausa como operações de escrita ativa e ações de
revisão (inserções e apagamentos). Na análise do produto, consideraram-se
parâmetros ligados a aspectos vocabulares, semânticos, sintáticos e índices de
legibilidade, e informações sobre recorrência lexical e conectividade entre palavras.
No que tange ao processo, os resultados do estudo revelaram diferenças entre as
duas línguas, com valores mais altos associados à escrita em Inglês, para (i) pausas
no interior de palavras - possivelmente sinalizando uma demanda de ordem
ortográfica - e (ii) percentual de escrita ininterrupta, indicando uma escrita com
menos interrupções, com menor número de alterações/revisões. O estudo de
correlação revelou que os participantes apresentam o mesmo perfil de escrita na L1
e na L2. Na análise do produto por meio do Coh-Metrix (Inglês) e Nilc-Metrix
(Português), verificou-se, por meio de índice de legibilidade, que os textos
apresentam complexidade moderada nas duas línguas. A despeito de diferenças em
como as métricas são definidas em cada Programa, os resultados sugerem que os
textos em Português apresentam graus de complexidade que se correlacionam com
aspectos sintáticos (como número de palavras antes do verbo principal e índice de
Flesch) e semânticos (grau de concretude). Na L2, destaca-se que a diversidade
lexical permanece sendo um dos indicadores mais confiáveis de proficiência e graus
de complexidade, correlacionando-se com comportamentos de pausas (antes de
palavras) e revisão (normal production). Em relação ao SpeechGraphs, foram
observadas diferenças significativas entre os textos na L1 e na L2 para quase todos
os atributos de grafos analisados, o que é interpretado como um reflexo da forma
como o programa lida com características morfológicas das duas línguas. Não
foram observadas correlações entre o comportamento dos falantes na L1 e na L2.
Foram ainda conduzidos estudos de correlação entre os dados do Inputlog e os das
ferramentas Coh-Metrix e Nilc-Metrix e entre estas e os dados do SpeechGraphs.
Nos dois estudos, observou-se uma correspondência entre parâmetros indicativos
de complexidade das ferramentas utilizadas, sugerindo um caminho relevante de
exploração de análise integrada processo-produto para trabalhos futuros. Em
relação ao estudo de correlação entre dados do Inputlog e do ANT, destacaram-se
as correlações entre acurácia e tempo de reação nas condições experimentais e os
percentuais de apagamentos. Os presentes achados abrem caminho e trazem
contribuições significativas para o campo da psicolinguística no âmbito da pesquisa
entre L1 e L2.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |