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Título: O QUE SE DIZ E O QUE SE QUER DIZER: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES FORMAS DE NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO, ATRAVÉS DE CRÔNICAS DE LUIS FERNANDO VERISSIMO
Autor: MARCELA OTTERSON
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 65018
Catalogação:  22/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65018@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65018@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.65018

Resumo:
Este trabalho pretende analisar algumas das diferentes maneiras de o brasileiro expressar posicionamentos negativos, valendo-se de estratégias na tentativa de manter preservada a face dos interlocutores. Para tal, a pesquisa se vale de uma análise qualitativa-interpretativa, baseada em dez crônicas escritas por Luis Fernando Verissimo e publicadas a partir da década de 1970. Do corpus selecionado, são destacados onze diferentes modos de o brasileiro exprimir um posicionamento negativo de forma indireta. As situações apresentadas evidenciam que normalmente o brasileiro, por estar inserido numa cultura de alto contexto e que evita o embate, utiliza-se de diferentes recursos, entre eles a linguagem corporal e a mensagem subentendida, como ferramentas de comunicação. A partir da descrição e da categorização de diferentes formas de negação, o trabalho pretende auxiliar na reflexão por parte do professor de Português como Segunda Língua para Estrangeiros em relação à importância de se tratar sobre o tema com os alunos de PL2E, visto que, para que se possa comunicar sem ruídos em português brasileiro, faz-se fundamental que o estudante perceba as diferentes roupagens que a negação pode apresentar no idioma.

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