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Título: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO DA ENTREGA DE LAST MILE DE UMA EMPRESA DE E-COMMERCE ATRAVÉS DO NET PROMOTER SCORE: ESTUDO DE CASO
Autor: RHAFAEL POLICARPO SANCHES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO XAVIER SEELING - ORIENTADOR
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 64960
Catalogação:  17/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64960@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64960@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64960

Resumo:
O termo e-commerce designa o modelo de negócio no qual as transações comerciais de compra e venda são feitas através de meios digitais. Essa variedade de comércio on-line tem aumentado significativamente no Brasil. Dados recentes revelam um crescimento de 267% no setor, cujo número de usuários do comércio eletrônico passou de 31,3 milhões em 2013 para 83,7 milhões em 2022. Quando se compara ao número de encomendas, o aumento foi de 88 milhões no ano de 2013 para 368 milhões em 2022. Esse crescimento trouxe inúmeros desafios logísticos, especialmente para alcançar a satisfação do cliente do e-commerce e sua fidelização. Com isso, a qualidade do serviço logístico no processo de distribuição de produtos no last mile ganhou relevância no processo de distribuição Business to Consumer (B2C). Corresponder a uma expectativa de compra satisfatória é um fator crítico para as empresas do e-commerce que buscam obter vantagem competitiva. Com esse propósito, a melhoria logística de distribuição desempenha um papel preponderante; entretanto, é necessário definir exatamente o que o cliente valoriza e espera desse tipo de serviço, dado que as expectativas do mercado são elevadas e boa parte das empresas não estão em condições de atender a esse padrão. Nesse contexto, este estudo de caso tem por objetivo geral identificar as expectativas de last mile delivery dos clientes de uma empresa brasileira do e-commerce B2C ao realizar uma compra, no segmento de móveis e decoração, em uma empresa que atua em todo o território nacional. A metodologia utilizada foi o estudo de caso único, os clientes responderam um survey que foi utilizado como base de dado para o desenvolvimento do trabalho e melhoria da operação, com abordagem qualitativa e empregou o método Net Promoter Score (NPS). Participaram desse estudo os clientes da empresa estudada e citada no trabalho. Quinze dias após o recebimento da mercadoria, era enviado para o cliente um questionário on-line com duas perguntas, as respostas eram analisadas sobre a expectativa relacionada ao serviço logístico, ao nível de lealdade, à satisfação e à fidelização de compras. Os resultados obtidos nesse trabalho apontam cinco fatores críticos para satisfazer a necessidade do cliente. A expectativa mais relevante para os consumidores em relação à distribuição de produtos por meio do e-commerce B2C é ter um prazo menor ofertado pela empresa relacionado a entrega, seguido de não receber produto danificado, receber produto com material de melhor qualidade, melhor atendimento e entrega dentro do prazo. Conclui-se que existe uma expectativa do consumidor intimamente associada a uma oportunidade de melhoria na logística de distribuição no e-commerce. Isso significa que a qualidade do serviço de entrega logística tem o impacto direto sobre uma experiência satisfatória para os clientes do e-commerce. O presente trabalho oferece um framework como ferramenta para a aplicação do método NPS e, consecutivamente, para a melhoria do nível de serviço e da excelência operacional nas atividades logísticas. Dessa forma, contribuir para retenção, fidelização e satisfação da experiência de compra dos clientes.

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