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Título: A QUESTÃO DOS LIMITES EM ESCOLAS DE CONTEXTO URBANO E RURAL E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
Autor: FLAVIA MARIA CABRAL DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA HELENA NOVAES MIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6495
Catalogação:  23/05/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6495

Resumo:
A questão dos limites vem ganhando espaço no cotidiano de inúmeras escolas, requisitando a intervenção do psicólogo escolar. O objetivo do presente trabalho foi verificar como um grupo de vinte professoras do município de Rio Bonito/RJ utiliza os discursos vigentes sobre limites em escolas de contexto urbano e rural. A bibliografia contemplou autores que abordavam assuntos ligados aos limites, às transformações pelas quais passa o mundo contemporâneo e à mútua influência nas práticas educacionais, na escola, na família. Através de entrevista, gravada e transcrita, cada professora forneceu uma definição para limites, além de descrever suas experiências relacionadas ao tema, que diziam respeito à importância de colocar limites na escola, às estratégias desenvolvidas, às dificuldades encontradas, às características de um aluno sem limites, bem como aspectos da relação com a família dos alunos. A análise se baseou em sete tópicos, retirados das perguntas formuladas. As vivências relatadas pelas professoras indicam que o psicólogo escolar, ao lidar com limites, deve considerar as concepções de limites subjacentes à demanda que lhe é dirigida e incluir as especificidades da comunidade escolar situada em um contexto urbano ou rural.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CONCLUSÃO  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
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