As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A QUESTÃO DOS LIMITES EM ESCOLAS DE CONTEXTO URBANO E RURAL E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): FLAVIA MARIA CABRAL DE ALMEIDA
Colaborador(es): MARIA HELENA NOVAES MIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 6495
Catalogação: 23/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6495
Resumo:
Título: A QUESTÃO DOS LIMITES EM ESCOLAS DE CONTEXTO URBANO E RURAL E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): FLAVIA MARIA CABRAL DE ALMEIDA
Colaborador(es): MARIA HELENA NOVAES MIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 6495
Catalogação: 23/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6495@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6495
Resumo:
A questão dos limites vem ganhando espaço no cotidiano de
inúmeras
escolas, requisitando a intervenção do psicólogo escolar.
O objetivo do presente
trabalho foi verificar como um grupo de vinte professoras
do município de Rio
Bonito/RJ utiliza os discursos vigentes sobre limites em
escolas de contexto
urbano e rural. A bibliografia contemplou autores que
abordavam assuntos ligados
aos limites, às transformações pelas quais passa o mundo
contemporâneo e à
mútua influência nas práticas educacionais, na escola, na
família. Através de
entrevista, gravada e transcrita, cada professora forneceu
uma definição para
limites, além de descrever suas experiências relacionadas
ao tema, que diziam
respeito à importância de colocar limites na escola, às
estratégias desenvolvidas,
às dificuldades encontradas, às características de um
aluno sem limites, bem
como aspectos da relação com a família dos alunos. A
análise se baseou em sete
tópicos, retirados das perguntas formuladas. As vivências
relatadas pelas
professoras indicam que o psicólogo escolar, ao lidar com
limites, deve
considerar as concepções de limites subjacentes à demanda
que lhe é dirigida e
incluir as especificidades da comunidade escolar situada
em um contexto urbano
ou rural.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO |
PDF ![]() |
INTRODUÇÃO |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 4 |
PDF ![]() |
CONCLUSÃO |
PDF ![]() |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |
PDF ![]() |