$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DA USABILIDADE DA NAVEGAÇÃO ESTRUTURAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE FERRAZ PEREIRA MEMORIA

Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 6490
Catalogação:  23/05/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6490@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6490@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6490

Resumo:
Esta pesquisa tem como finalidade avaliar a usabilidade da navegação estrutural, também conhecida como Breadcrumb Trail, nome em inglês mais difundido. Este elemento representa o caminho percorrido pelos usuários até determinada página, provendo links que possibilitam voltar a páginas anteriormente visitadas. Existem diferentes tipos de utilização dos Breadcrumbs e sua eficiência será debatida durante o trabalho. A hipótese da pesquisa afirmava que a utilização da navegação estrutural auxilia a execução das tarefas de forma mais rápida, além de localizar melhor os usuários dentro da arquitetura da informação do website. Para que esta afirmação fosse verificada, foi adotada uma metodologia de pesquisa que envolveu questionários on-line e testes de usabilidade realizados em laboratório. No entanto, de forma a desenvolver um trabalho mais completo, as primeiras etapas do trabalho contaram com conceitos para embasar a pesquisa, abordando temas relacionados à  Interação Humano- Computador e à  Usabilidade. Após este levantamento, foi feita uma pesquisa de campo para que os Breadcrumbs fossem avaliados em termos de função e apresentação visual. Para a realização dos testes de usabilidade, foram desenvolvidos simuladores a partir do site do Banco Central do Brasil. Os testes contaram com a participação de 67 usuários, selecionados por um questionário online que contou com 450 respostas. Os resultados obtidos foram suficientemente esclarecedores. Os Breadcrumbs se mostraram eficientes em determinadas situações, e ineficientes em outras. Os resultados foram então generalizados com a criação de 6 guidelines de utilização do elemento.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULO 8  PDF  
CAPÍTUTO 9  PDF  
BIBLIOGRAFIA E APÊNDICES  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui