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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: QUANDO AS MULHERES FILMAM A CIDADE: AS IMAGENS PRIVADAS DE BRASÍLIA EM VERMELHO BRUTO OU O RETORNO DO PLANETA (2022) Autor: GABRIELA SANTIAGO DE MATOS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 64606
Catalogação: 06/11/2023 Liberação: 07/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64606@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.64606
Resumo:
Título: QUANDO AS MULHERES FILMAM A CIDADE: AS IMAGENS PRIVADAS DE BRASÍLIA EM VERMELHO BRUTO OU O RETORNO DO PLANETA (2022) Autor: GABRIELA SANTIAGO DE MATOS
Nº do Conteudo: 64606
Catalogação: 06/11/2023 Liberação: 07/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64606@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.64606
Resumo:
O objetivo deste trabalho é a partir do longa-metragem Vermelho Bruto ou o retorno do
planeta (2022), dirigido por Amanda Devulsky, analisar a relação das quatro mulheres
colaboradoras do filme com a cidade de Brasília (BSB). Queremos mostrar que a partir da
perspectiva das imagens produzidas por elas na capital do país se diferencia do lugar das
representações do Distrito Federal visto de cima. A metodologia consiste na análise de
sequências filmadas no presente e do uso das imagens de arquivo familiares que o filme
retoma a partir de um ponto de vista estético, histórico e tecnológico. Essas mulheres têm
em comum o fato de terem sido mães na adolescência em Brasília durante a época da
redemocratização brasileira, nas décadas de 1980 e 1990, e se torna importante entender
também como o longa-metragem contribui para que elas construam um arquivo da
própria vida.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |